A EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Por: cadolcadol • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
...............................................................................................................................
RECURSOS HUMANOS – EAD
MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS
EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina de Treinamento e Desenvolvimento.
Guarulhos
2017
Perguntas e Respostas:
1. Apresentar a história da organização escolhida:
Empresa: Yamaha motor do Brasil.
Fundação: 46 anos no Brasil e mundialmente 61 anos.
Ramo de atividade: Motocicletas, veículos aquáticos, motores de popa, ATV’s, peças/acessórios, serviços financeiros e seguros.
Nº colaboradores: Planta de Guarulhos aproximadamente 750 colaboradores.
Localização: Rdv. Presidente Dutra Km 214.
Sua História: A Yamaha Motor Corporation Ltd., que inicialmente fazia parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami em 1955.
Genichi Kawakami sucedeu seu pai aos 38 anos, como o quarto presidente da Nippon Gakki em 1950. Ele possuia uma ambição ardente em seu jovem coração. "É responsabilidade de um líder corporativo melhorar a performance da companhia e quando houver possibilidades financeiras, promover pesquisas dos próximos produtos que levarão ao desenvolvimento de novos negócios".
Com este ideal em mente ele começou, em novembro de 1953, a desenvolver um novo produto que poderia utilizar o equipamento de fabricação de hélices.
Dez meses depois o protótipo do primeiro modelo de motocicleta estava terminando. A produção começou em janeiro de 1955 e as vendas no Japão iniciaram em fevereiro. Então, em 1º de Julho a divisão de motocicletas da Nippon Gakki foi expandida para estabelecer a Motor Co. Ltd.
Perspicácia, motivação e forte liderança levando a companhia para a área de produtos náuticos, tais como, barcos e motores de popa e então para veículos aquáticos, automóveis e uma leva de outros negócios que formariam a base corporativa da Yamaha Motor.
Tudo começou com a motocicleta de 125 cc YA-1, conhecida popularmente como "Akatombo" ou 'libélula vermelha". Foi a primeira motocicleta da companhia, símbolo da qualidade, do desenvolvimento e da originalidade que desde então identificam a marca Yamaha.
Naqueles primeiros dias com um mercado em ascensão, a Yamaha Motor teve a idéia de participar de corridas como a melhor estratégia para mostrar claramente a superioridade do produto e alargar o reconhecimento da marca Yamaha.
Dez dias após a fundação em 1º de julho de 1955, a equipe Yamaha venceu a 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji e varreu os primeiros lugares nas competições que se sucederam até o ano seguinte no Japão, quando passou a participar e destacar-se também em competições internacionais.
Tomando por base a sua experiência na produção de motocicletas, a Yamaha começou em 1960 a fabricar motores de popa e não demorou para investir em novos setores como motores para automóveis, snowmobiles, motores para múltiplos usos, geradores, bombas de água, karts de corrida, carros de golfe, equipamento para remoção de neve, motores diesel e veículos off-road. A partir de então ampliou a sua área de ação, até destacar-se como fabricante de vasta gama de produtos, desde artigos esportivos e de lazer até equipamentos industriais.
2. Desenvolver análise SOWT:
FORÇAS FRAQUEZAS
Responsabilidade social Modelo de gestão tradicional
Treinamento e desenvolvimento Falta de preparo para quem aplica os treinamentos
Satisfação do cliente e da comunidade Excessos de reestruturação
Atividades sociais Poucas oportunidades de crescimento interno
Programa Jovem Cidadão
OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Inovar com gestão contemporânea Alto custo no orçamento da empresa
Criar a capacitação de novos treinadores Risco de excessos e padronização desnecessária
Metas objetivas para que não haja tantas mudanças Risco interpretação incorreta do mercado.
Criar planos de carreira internos Serviços sociais pode caracterizar oportunismo
Quadro de funcionários muito jovem pode demonstrar inexperiência
3. Dar destaque para missão e visão da organização:
Missão: Uma empresa que cria Kando*.
A Yamaha Motor é uma empresa que cria emoções, transforma o sonho e enriquece a vida das pessoas em todo o mundo, por meio da sabedoria e paixão, disposta a proporcionar sempre novas emoções. *Kando é uma palavra japonesa que exprime sentimento de profunda satisfação e de
...