A EDUCAÇÃO E A ERA DA INFORMAÇÃO ON LINE
Por: Carol Amorim • 7/2/2018 • Monografia • 636 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
- EDUCAÇÃO E A ERA DA INFORMAÇÃO ON LINE
Vocês que estão neste momento lendo este texto, acreditam no mundo on line. Ah, mas alguns podem dizer, acreditar todo mundo acredita, porque afinal a era on line está ai, para quem quiser ver. É verdade, contudo, aceitar que está ai, é um comportamento. E utiliza-lo para o seu bem, ou melhor ainda utilizar para o seu crescimento, é outra coisa bem diferente.
Por isso a era da informação já é uma realidade, sem informação, você para. Mas a era da informação ágil e on line. Ainda temos muitos os excluídos, seja por não estar na rede, sem condições financeiras ou conhecimento, ou mesmo para os casos das pessoas que estão na rede, mas não a utilizam para o seu crescimento. Este não será o objeto do nosso estudo. Aqui vamos estudar professores e alunos que estão no mundo on line, mas que buscam o crescimento, o aprender sempre.
Havia um tempo em que a máquina ( computador) era desejo do homem, e assim que a obtinha, passava a ser uma conquista. Hoje já percebemos que a informática é a extensão do braço criativo do homem. Esta mudança de papel, fez com que novos valores fossem agregados a esta era da informação. Valores antes nunca pensados.
O espaço, tempo e lugar perdeu sua grande importância enquanto limitador, hoje o que limita o homem são suas ideias. Quanto maiores, maiores serão suas conquistas, porque temos mecanismos para executar o sonho, o que antes não era possível nem imaginar.
Utilizar uma memória externa a sua, resgatar os dados a qualquer tempo e lugar mudou a vida do cientista e da sociedade. Os controles e arquivos ganharam espaços sem consumir locais físicos. A evolução é o sinônimo de informática. Mas como utilizar este recurso para incentivar o ensino aprendizagem, sem que com isso estimulemos por engano a ilusão de que é só mudar nomes, pontos e vírgulas que não preciso produzir nada, é só cola e copia.
A resposta é o que abordamos antes, os limites do homem estão nas suas ideias, se ela acreditar que não pode produzir nada, porque colar e copiar é mais fácil, e o seu esforço não compensa. Em nada podemos falar de vantagens da era informatizada. Mas se ao invés do comodismos, incentivarmos o aluno, a pesquisar mais, aprofundar, e se diferenciar, estamos colaborando com seres mais criativos.
Unir pessoas, sem as barreiras de soberania, conferir dados com a velocidade antes nunca imaginada, só poderá ser desvantagem se as ideias forem pequenas. Como educadora acredito que a informática na educação é uma porta gigante que se abre aos elementos da didática. Neste sentido destacamos algumas ferramentas didática a serem utilizadas pelos professores com o intuito de bem utilizar a informação on line:
- Estimular pesquisas bibliográficas sobre a temática da próxima aula. Para melhor estimular uma turma que ainda não desenvolveu o gosto pela produção científica, valoriza com pontos extras.
- Utilizar programas diferentes para montar aulas, criando plataformas diversas, não só o uso de power point, mas também prezzi entre outros programas.
- Fazer pesquisas on line, durante a aula com os alunos
- montar paralelos entre os livros disponíveis na bibliografia e artigos publicados.
Assim para termos um panorama geral sobre o assunto destacamos:
PONTOS POSITIVOS:
- Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais
- Democratização do acesso ao ensino
- Maior flexibilidade de horários
- Facilidade de acesso a graduação e pós graduação
- Velocidade e abrangência geográfica
- Inovação
- Cooperação de grupos a distância
- Autonomia
- Independência
- Aspectos lúdicos
PONTOS NEGATIVOS:
- O usuário pode assumir identidade diferente da sua e passar se por outra pessoa
- Privacidade muitas vezes corrompidas
- Imediatismo
- Superficialidade
- Dependência do equipamento e da conexão
- Isolamento
- Sobrecarga cognitiva
- Necessário maior comprometimento do aluno
- Dúvidas muitas vezes não sanadas
- Ausência da relação humana física.
...