A EVOLUÇÃO DA NORMA ISO 9001 NAS ÚLTIMAS QUATRO REVISÕES
Por: luiz.cfranco • 12/6/2018 • Trabalho acadêmico • 809 Palavras (4 Páginas) • 289 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS CATALÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LUIZ CARLOS ROSA FRANCO
A EVOLUÇÃO DA NORMA ISO 9001 NAS ÚLTIMAS QUATRO REVISÕES
TRABALHO AVALIATIVO DA DISCIPLINA DE TÓPICOS ESPECIAS EM ADMINISTRAÇÃO I
CATALÃO
2018
1 – INTRODUÇÃO
Desde a revolução industrial, que visava a produção em larga escala para ofertar todo tipo de produto a um mercado em expansão, o conceito de qualidade vem sendo desenvolvido e aplicado em processos, produtos e serviços, influenciando as empresas a adotarem controles operacionais que visam garantir a qualidade necessária para se tornarem competitivos no mercado, com um padrão de produção eficiente e eficaz que lhes permitma crescer enquanto negócio. Vários teóricos contribuiram na construção dos modelos de gestão precursores deste tema, como Frederick Taylor na Administração Científica, Henri Fayol com a Teoria Clássica, Elton Mayo com a Teoria das Relações Humanas, entre outros.
Entretanto, com o passar dos anos, os negócios foram se desenvolvendo, e os padrões de processos foram se tornando cada vez mais especializados, robustos e complexos, com tecnologias que aprimoraram a cadeia produtiva, e pessoas dos quais se exigia cada vez mais preparo técnico para operar todo este seguimento. Gerenciar a cadeia produtiva etapa por etapa ficava cada vez complexo, e era notória a necessidade de adotar padrões de processos, sistemáticas e diretrizes de gestão que permitissem a entrega do volume de produção da atividade fim de qualquer indústria, porém na qualidade especificada e demandada pelos seus clientes, sem onerar a gestão da organização. De todos os passos tomados até então, a constituição da ISO foi sem dúvida, a iniciativa de maior sucesso, considerando seu objetivo.
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. É uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947. As normas ISO 9000 e 9001 são as principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade. Essas normas são utilizadas por empresas que desejam utilizar sistemas de gestão e serem certificadas por meio desse organismo internacional. Elas foram criadas a partir de uma reunião internacional para a definição do conjunto de melhores práticas de qualidade, a serem adotadas para atender os clientes.
Atualmente a norma ISO 9001, que traz as diretrizes para um sistema de gestão da qualidade eficiente e eficaz, já está em sua quarta revisão, contextualizando os interesses das organizações com suas necessidades e expectativas, bem como seus riscos e oportunidades, num conceito muito além do imaginado desde sua publicação / versão inicial em 1987. A norma atualmente foca não somente nos critérios de qualidade de interesse de qualquer cliente, mas também nas oportunidades que uma dada organização pode ter ao considerar implementar as diretrizes normativas a ela relacionadas. Entendermos essa trajetória nos permite entender as bases que constituem a implementação de uma sistemática pela qualidade de processo, produtos e serviços dentro de uma empresa, e também estruturar o conhecimento acerca do assunto, e apontar para os próximos caminhos no que diz respeito a este tema.
...