A EVOLUÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Por: jarbasantunes • 1/9/2019 • Monografia • 377 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
EVOLUÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
A área de recursos humanos de hoje surgiu como recursos industriais, sua criação foi durante a revolução industrial, para estruturar a ligação entre empregador e empregado.
Logo após Recursos industriais sofreu mudanças, então a área de gente (recursos humanos), pensado na remuneração trabalhava-se muito em troca de gratificação salarial. O trabalho baseava-se em obedecer a ordens e trabalhar diante uma máquina e não uma tarefa que exercia a atividade criativa, nessas circunstâncias de trabalho gerava muita exaustão acarretando diretamente na produtividade, sendo este o principal desafio do momento.
Em 1930, com um maior contato entre administração e psicologia o setor passou por um forte choque com a teoria das relações humanas, nas experiencias de Hawthorne coordenada por Elton Mayo, notou-se que o comportamento do empregado é motivado e inspirado pelo sentimento de pertencimento aos grupos informais formados dentro das organizações. Com base nessa nova percepção, o departamento pessoal começa a compreender o colaborador como um ser motivado pelo reconhecimento e relacionamento no ambiente onde se trabalha.
Após a segunda guerra mundial foram instaladas novas concepções, a teoria das relações humanas foi sucedida pela Comportamental, esse novo modelo enfatiza no ambiente organizacional, com um procedimento mais humanizado e menos burocráticos, surgindo o departamento de recursos humanos com funções mais especializadas como recrutamento, seleção, análise e capacitação das equipes.
MERCADO TECNOLOGICAMENTE GLOBALIZADO
Já em meados do século XIX, com o mercado globalizado e com a melhoria dos processos tecnológicos a facilidade em encontrar informações, o aumento da competitividade começou a crescer, teve então o começo da era Gestão de Pessoas associada a Gestão de Talentos que, por sua vez, tornou-se parte importante da Gestão do Capital Humano, daquela época para essa, com a tecnologia e inovações avançando cada vez mais rápido, a Gestão de pessoas migrou para sua essência estratégica: planejar e precipitar melhores padrões de gerencia de pessoas com os conhecimentos e habilidades sendo a principal base da nova organização.
Surgindo então o modelo de gestão por competências, muito utilizado até os dias de hoje, com intuito de avaliar e desenvolver habilidades fundamentais para colaboradores das organizações. Com essa mudança, o ambiente corporativo começou a olhar os colaboradores com uma nova visão: são vistos como seres únicos, providos de habilidades, conhecimentos, atitude e emoções, histórias e objetivos.
...