A EXPEDIÇÃO TRANSPORTE DISTRUIBUIÇÃO
Por: Mariana Chiarello • 15/5/2022 • Projeto de pesquisa • 473 Palavras (2 Páginas) • 75 Visualizações
A AmBev é composta por mais de 30 cervejarias sem centro de distribuição, 6 centros de excelência e mais de 30 mil colaboradores por todo o brasil.
Todos os produtos passam por uma operação logística de grande escala até chegar ao consumidor final. A logística da AmBev atua em toda a cadeia, desde a gestão dos armazéns e o transporte dos insumos até a distribuição final do produto.
Para que a bebida chegue até o consumidor final são utilizadas várias estratégias para o transporte logístico, desde a cabotagem, transporte marítimo costeiro feito entre portos do mesmo país, ou seja, o transporte feito as margens litorâneas do país. Também é utilizado como linha logística corredores ferroviários, terceirização de frotas rodoviárias e para as cargas mais urgentes até mesmo transporte aéreo.
Apenas por critérios de curiosidade a AmBev possui uma das maiores frotas de caminhões do Brasil sendo aproximadamente 3.100 veículos terceirizados.
A AmBev possui 4 principais estratégias logísticas que são: centro de distribuição direta (CDD), frota compartilhada, Tech Safety e logística reversa que será explicado a seguir:
- Centro de distribuição direta (CDD): é a principal e primeira estratégia da empresa. Como já mencionado anteriormente a AmBev possui mais de 100 centros de distribuição, a justificativa da empresa para manter este número elevado de CDD está na garantia da qualidade, já que manter o estoque em grandes quantidades pode prejudicar a qualidade da bebida, mantendo assim um estoque descentralizado.
Com o CDD a AmBev teve maior ocupação dos veículos de entrega aumentou os volumes entregues e otimizou os veículos de transporte, resultando assim na redução de custos levando em conta que houve redução da frota e equipe que antes era necessária, além de que teve também redução dos custos variáveis nas operações.
- Frota compartilhada: a operação é feita através do compartilhamento do transporte com cargas parceiras. Na maioria dos casos o abastecimento de um centro de distribuição os caminhões retornavam para as fábricas vazios, assim a AmBev percebeu uma oportunidade de logística reversa tendo oportunidade de ganho e redução de custos operacionais.
- Tech Safety: A AmBev investiu no sistema de monitoramento de todos os veículos com objetivo de identificar desvios ou operações criminosas visto que a AmBev se preocupa com a segurança no transporte, isso devido ao grande número de casos de violência e acidentes nas estradas.
- Logística reversa: A AmBev tem uma enorme responsabilidade ambiental, tanto dos resíduos gerados dos seus produtos, quanto principalmente das embalagens de vidro, pensando nisso em parceria com a startup green mining criaram uma solução para o problema das embalagens de vidro.
Fizeram o mapeamento dos pontos onde há geração de resíduos pós consumo, assim sendo instalada uma central de recebimento chamada HUB, onde o material fica armazenado e após encaminhado a usinas ou empresas de reciclagem.
Referências:
Site: https://www.ambev.com.br ;Hora de acesso:14h30.
...