A Economia do Setor Público
Por: weber2014 • 18/8/2015 • Trabalho acadêmico • 559 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Economia do Setor Público
Curso: Gestão Pública
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Em relação à prestação de serviços pelo Estado visando ao atendimento do bem-estar da sociedade, temos que, “os serviços pertinentes ao atendimento das necessidades básicas da população como saúde, segurança e educação, além de outros, também se desenvolvem de acordo com o crescimento da sociedade, exigindo que o governo aumente o deslocamento de recursos no sentido de buscar o máximo de satisfação das necessidades de natureza coletiva, implicando no crescimento dos gastos públicos”.
Assim, sabendo que para serem realizados, os gastos públicos necessitam estar fixados e autorizados em lei.
- Comente de que forma poderá ocorrer o deslocamento de recursos públicos de um órgão para outro após aprovado o Orçamento. (3,5 pontos)
A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 167, inciso VI veda o deslocamento ( transposição, transferência e remanejamento ) de recursos sem prévia autorização legislativa. Conforme o artigo 165 §, art 8º da CF, tal autorização não pode ser inclusa na Lei Orçamentária Anual por tratar-se de matéria estranha ao orçamento. Havendo a necessidade de deslocar recursos públicos, deve submeter-se à autorização legislativa. Tais recursos devem advir de repriorizações de ações governamentais, por exemplo: a prioridade passa a ser ações de saúde pública ao invés de construção de estradas.
- Quais instrumentos legais tratam dessa temática. Acesse o site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no link www.planejamento.gov.br, verifique a lei Orçamentária recente. (3,0 pontos)
Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual Sendo o Plano Plurianual configurado na condição do planejamento estratégico. O Plano Plurianual estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. A LDO antecipa e orienta a direção e o sentido dos gastos públicos, bem como os parâmetros que devem nortear a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária para o exercício subsequente além de selecionar dentre os programas do PPA quais terão prioridade na programação e execução do orçamento anual subsequente. Por fim, a LOA é uma lei ordinária formal que define a gestão anual dos gastos públicos, e nenhuma despesa poderá ser realizada se não for por ela autorizada. Além destes, temos também a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei 4.320/64 e a Constituição Federal de 1988.
...