A Estratégia Empresarial
Por: DjuliaHeling • 13/5/2015 • Resenha • 2.141 Palavras (9 Páginas) • 180 Visualizações
Capitulo 6
Estratégia Empresarial
Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente realocar, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente da tarefa.
A estratégia empresarial é o primeiro e o principal passo para a empresa atingir essa capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável. Estratégia é um movimento integrado, é manobrabilidade, mudança, ação, reação e pro-ação, tudo isso reunido e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.
Noções de Estratégia
A noção de estratégia vem dos tempos militares há 2500 anos até os dias atuais. No conceito militar, estratégia é a aplicação de forças em larga escala contra um inimigo. Em termos empresariais, estratégia é a mobilização dos recursos da empresa em âmbito global.
Uma guerra requer uma ou mais estratégias: cada uma delas leva a proliferação de táticas, já em uma empresa o planejamento para cinco anos requer estratégia, a qual se ligam os planos táticos de cada ano compreendido nesse período.
A estratégia é um conjunto de objetivos e de politicas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa em longo prazo.
Abordagens da Estratégia
No fundo, estratégia é uma teoria sobre a realidade dos negócios. Ela consiste em selecionar, entre várias alternativas, qual a hipótese que se aceita sobre aspectos internos e externos da empresa. Há várias formas de se focar na estratégia.
Mintzberg Ahlstrand e Lampel apresentam uma classificação das escolas sobre estratégia empresarial:
- Escola do planejamento: estratégia como um processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e cada um destes é desdobrado em planos operacionais.
- Escola do design: estratégia como um processo de concepção no qual o executivo principal assume o papel de liderança estratégica.
- Escola do posicionamento: estratégia como um processo analítico em que o estrategista analisa a situação do ambiente externo para tomar dois tipos de decisão estratégica: a decisão de portfólio de produtos/serviçose a decisão de posicionamento.
- Escola de empreendedorismo: estratégia como um processo visionário. O executivo principal define uma visão de futuro como inspiração do processo e age como o líder estratégico.
- Escola cognitiva: estratégia como um processo mental em que a realidade ambiental dos negócios é interpretada subjetivamente para proporcionar modelos de decisão. Os executivos processam as informações vindas do ambiente externo e tomam decisões estratégicas.
- Escola do aprendizado: estratégia de aprendizagem e construção incremental. A empresa aprende coletivamente com o tempo e passa a implementar mudanças que a tornam cada vez mais competitiva.
- Escola do poder: estratégia como um processo de negociação politica envolvendo persuasão, negociação, barganha para buscar equilíbrio interno de poder ou para buscar equilíbrio externo com as demais empresas que disputam o mesmo mercado.
- Escola cultural: estratégia como um processo coletivo e social que se baseia na cultura e nos valores internos da organização. As empresas bem-sucedidas são aquelas que se baseiam em uma forte cultura corporativa que define sua estratégia.
- Escola ambiental: estratégia como processo reativo e contingente em função das demandas ambientais. A estratégia representa uma gradativa adequação aos eventos ambientais.
- Escola da configuração: estratégia como um processo de transformação até que haja sua implementação. Estabilidade, crise, revolução e renovação é o ciclo vital das empresas. A estratégia significa o ponto de ruptura de status quo para lograr um novo patamar nos negócios que futuramente terá um ponto de ruptura para outro patamar.
Cada escola administrativa trata a estratégia segundo uma abordagem própria que privilegia certos aspectos que considera vitais. Estratégia representa um dos conceitos mais sofisticados na literatura administrativa.
Estratégia é muito mais do que um planejamento global, uma tentativa de compatibilização, uma decisão global, um processo visionário, empreendedor, cultural, um processo de aprendizagem, disputa de poder, ciclos de estabilidades, crise e renovação. Muito mais do que estes aspectos em conjunto.
O importante é que uma empresa sem uma estratégia definida é um barco perdido ao acaso no meio do imenso oceano.
As principais características da estratégia empresarial são:
- A estratégia é um comportamento global e sistêmico da empresa. Não é exatamente a soma das partes de um sistema, mas o comportamento global do próprio sistema que condiciona e integra partes. Se inicia com os objetivos táticos e operacionais.
- A estratégia representa o comportamento de uma empresa diante do seu ambiente externo. Indica a resposta empresarial face os estímulos, pressões, contingências, ameaças e oportunidades interpretadas no ambiente de tarefa. Estratégia significa o comportamento organizacional em seu contexto ambiental para fazer frente ao seu ambiente de tarefa e sob as influências genéricas do macroambiente.
- A estratégia está focada no futuro: isto é, no longo prazo. Embora formulada no presente, ela focaliza o futuro da empresa, o que ela pretende ser ou fazer dentro de um determinado período.
- A estratégia é discutida, formulada, definida e decidida no nível institucional da empresa: ela é igualmente apresentada, comunicada e cobrada intensivamente a todos os níveis empresariais. Todos os níveis e participantes precisam estar de acordo e inteiramente convencidos de sua adequação, totalmente engajados e imersos em sua execução e em seu sucesso.
- A execução estratégica requer esforço conjugado de todos os níveis e de todos os participantes da organização, para que ela proporcione um efeito global, sistêmico e holístico. Todos os participantes devem ter pleno conhecimento a fim de que possam contribuir para seu sucesso. A estratégias empresariais falham não por sua formulação mas principalmente por sua execução e implementação no cotidiano da empresa.
- A estratégia significa sempre um movimento de mudança organizacional, também significa uma ação conjunta, manobrabilidade, flexibilidade e alcance de resultados globais.
- A estratégia deve ser definida em um planejamento estratégico: a estratégia visa ao alcance de objetivos globais e o planejamento estratégico deve ser desmembrado em planos táticos e cada um deve ser igualmente desdobrado em planos operacionais.
Componentes da Estratégia Empresarial
A estratégia representa integração, adequação e compatibilização e possui três componentes básicos:
- Ambiente: são oportunidades encontradas no local de tarefas, bem como as restrições, limitações, contingências, coações e ameaças nele existentes.
- Empresa: sua missão e visão de futuro, os recursos por ele dispostos ou utilizados com vantagens, suas competências e habilidades, como seus pontos fortes e fracos, compromissos e objetivos.
- Adequação entre ambos: é a postura da empresa diante seus objetivos, recursos, competências, potencialidades, limitações com as condições ambientais, extraindo o máximo das oportunidades externas e explorando o mínimo as ameaças, coações e contingências ambientais. Essa adequação deve produzir alguma vantagem competitiva diante dos concorrentes.
Trata-se de uma atividade integrada que deve incluir arranjo interno, mapeamento externo do ambiente, formulação, execução e constante avaliação de resultados por meio de intensa retroação. Tudo isso envolve produtos, serviços, processos estrutura organizacional, cultura corporativa, valores, conceito como missão, visão de futuro e princípios para orientar a ação global e integrada da empresa.
...