A Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício
Por: li_sena • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.130 Palavras (17 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1]
ESTRUTURA DE ANALISE DAS DEMONTRAÇOES FINANCEIRAS
Valinhos/SP
2015
ATVIDADE PRATICA SUPERVISIONADAS – ATPS
Disciplina-Estrutura De Analise Demonstrações Financeiras
ETAPA1 –Estrutura do balanço patrimonial e da demonstrações do resultado do exercício.Analise vertical e Analise horizontal.
Trabalho Desenvolvido na Disciplina
Estrutura e Analise das Demonstrações
Financeiras Apresentados a Anhanguera
Educacional como Exigência para
Avaliação na Atividade Pratica
Supervisionada, sob Orientação do
Professor Anderson Simoni
Anhanguera Educacional
31/03/2015
Sumario
Introdução........................................................................................................................1
- ETAPA 1
- Aula tema - Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Analise vertical e Analise horizontal.
Passo 1.....................................................................................................................
Passo 2.....................................................................................................................
Passo 3.....................................................................................................................
Passo 4.....................................................................................................................
Introdução
Nesta etapa 1 vamos conhecer e compreender melhora as estruturas e analise das demonstrações financeiras e quais são os seus objetivos em uma estrutura patrimonial e da demonstração do resultado vamos ver também Analise vertical e Analise horizontal do ativo, do passivo e da DRE. Através de esses conhecimentos analisar cada conta do balanço patrimonial.
- ETAPA 1
Passo 1 - Ler Estrutura das Demonstrações Financeiras
Passo 2 - Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento devera ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.
Estrutura das demonstrações Financeiras
- Estrutura do Ativo
O ativo representa bens e direitos de uma empresa e só se aplica quando temos recursos na compra ou aquisição. É dividido em 3 grupos: Circulante (o que a empresa vai receber em no máximo 1 ano); Realizável a Longo Prazo ( receber após 1 ano) e Permanente (investimento e imobilizado, processo lento).
No balanço é possível observar os recursos no ativo e como eles são distribuídos, a curto ou longo prazo. O ativo de curto prazo geralmente tem a maior liquidez, pois dentro do grupo está “Duplicatas a Receber” e Estoque” é usado para recebimento de pagamentos e dividas.
O Ativo imobilizado mostra os recursos permanentes na empresa como um todo, tudo que é envolvido na área de produção e demais maquinas e equipamentos, é preciso um estudo mais detalhado.
- Estrutura do Passivo
O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possuiu, pode ser recursos de terceiros ou recursos próprios, é dividido em 3 grupos: Circulante (o que a empresa tem que pagar em no máximo 1 ano); Exigível a Longo Prazo (dividas que serão pagas após 1 ano) e Patrimônio Liquido ( recurso dos sócios e são utilizados por uso próprio).
No balanço identificamos os recursos do passivo de acordo com o ativo. Recursos de Terceiro e Recursos Próprios é que define a dependência de terceiros na empresa.
- Estrutura da Demonstração de Resultados
A Demonstração de Resultados mostra os resultados da empresa: lucro ou prejuízo. Soma todos os valores do período de um ano.
É o resultado final onde a empresa analisa de acordo com o resultado a melhor possiblidade de enxergar o lucro ou o prejuízo e possíveis melhoras e planejamentos futuros para investimentos e lucratividade.
Para uma análise mais profunda é importante as Demonstrações Financeiras que são tanto primárias quanto secundárias e o método de Análise: Vertical e Horizontal.
- Conceitos Básicos de Análise
Capital de Giro: é o Ativo Circulante, e se trata de um fluxo constante envolvendo estoque, duplicatas a receber e até utilizações financeiras temporárias. Com o Capital de Giro a empresa consegue manter a liquidez quitando dividas e cedendo créditos, mantendo o fluxo de capital na empresa. Esse fluxo não é constante, sofrendo variações ao longo dos meses do ano.
- Capital de Terceiros
Recursos de Terceiros são divididos em curto e longo prazo mostrados no Passivo (Circulante Exigível). Esses recursos têm origem sob duas formas: Recursos Naturais Operacionais (atividade comum na empresa, como fornecedores); e Recursos Não Operacionais (recurso que a empresa busca para quitar suas dividas e gerenciar os empréstimos e financiamentos bancários).
- Liquidez
É o tempo e a rapidez que o ativo se transforma em dinheiro, se o ativo crescer de uma forma rápida, maior sua liquidez. Um ativo procurado por muitas pessoas passa a ter maior liquidez pela maior procura.
No Balanço as contas do Ativo Circulante estão ordenadas pela ordem de liquidez. Os que originam duplicatas geram menor liquidez, pois se trata de negociação a prazo, já a venda de estoque pode ser considerada boa liquidez por ser geralmente tratada a vista.
- Capital Próprio
É representado pelo Patrimônio Liquido e pertence aos sócios da empresa e serão utilizados e investidos esses recursos dentro do Ativo onde serão aplicados. Precisa-se ter atenção ao Patrimônio Liquido, o Capital pode ser aumentado com a Correção Monetária e com os lucros.
...