A Experiência do século XX
Por: lari_tobias • 5/6/2017 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Disciplina: Estado, Governo e Mercado
Aluna: Larissa Tobias Carneiro
Turma: EGP 2017 - Ponta Grossa
Tutora: Renata Vidart Klafke
Atividade 1 – Tarefa (Valor 20,0)
Contrariamente à expectativa de todos, à experiência do século XX mostraria que democracia e capitalismo poderiam conviver numa mesma sociedade. Diante disso, comente de forma objetiva e sucinta sobre o papel do Estado e a democracia nas sociedades modernas a partir da leitura dos conteúdos da página 62 até página 67.
Com um papel decisivo na sociedade em que vivemos, o Estado detem de grande ação organizacional e normativa que regula e coordena ações de uma sociedade.
Dividir as riquezas, proteger a sociedade de violência internas e externas, aplicar a justiça, promover as organizações da economia, além de organizar os esforços para conservação do bem estar, da ordem, da prosperidade, da segurança, dentre outros, são papeis fundamentais do Estado.
Protegido pelo Estado, o homem pode desenvolver seus valores, ao mesmo tempo que esse pode empregar o tempo e espaço para seu melhor proveito. As principais correntes teóricas contemporâneas são definidas como liberal e marxista, estabelecendo relações entre Estado e mercado.
As classes sociais são identificadas e definidas resultando a divisão social do trabalho caracterizando o pensamento marxista. O marxismo destingue o homem dos outros animais onde ele consegue trabalhar e desenvolver o produtividade do seu trabalho, compreendendo o indivíduo um ser social.
Por outro lado, a matriz liberal diz que a ideia de vida em sociedade não passa de um artifício fundado em um contrato.
Em hipótese alguma o homem deve abdicar aquilo que lhe é de direito: a liberdade e a prosperidade.
.
...