A Expressão Recursos Humanos
Por: tigopi • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 156 Visualizações
PERFIL PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS
A expressão “Recursos Humanos,“ refere-se as pessoas ou participantes das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. Recursos Humanos serve para descrever as pessoas que trabalham nas organizações. Por muitos anos se pensou que o gargalo que segura o desenvolvimento das empresas fosse o capital, o capital financeiro era indispensável para o sucesso empresarial. Hoje se percebe que a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter o principal gargalo para as operações do negócio. (RH) é o conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionada com as pessoas ou recursos humanos incluindo recrutamento, seleção treinamento recompensas e avaliação do desempenho.
A função administrativa devotada a aquisição, treinamentos, avaliação e remuneração dos empregados, todos os gerentes são, em um certo sentido “gerentes de pessoas”, porque todos eles estão envolvidos em atividades como o recrutamento, entrevista, seleção e treinamento. RH é o conjunto de decisões integradas sobre relação de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
RH é a função na organização que esta relacionada com a provisão, treinamentos, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados, as pessoas constituem o principal ativo das organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários.
A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas empregadas, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada para alcançar os objetivos organizacionais e individuais, lidar com pessoas nas organizações é uma responsabilidade que atualmente, se reveste de complexidade muito maior do que há poucos anos.
A área de Recursos humanos tem como objetivo principal administrar as relações da organização com a pessoa que compõe consideradas, hoje em dia parceiras do negocio e não mais meros recursos empresariais esse passou a ser o mais importante desafio interno das empresas, em plena era da informação uma função estratégica demais para ficar centralizada e monopolizada nas mãos de poucos especialistas, que atuam simplesmente na esfera tática ou operacional .
O profissional de Recursos Humanos deve prover a organização de meios para avaliar as pessoas em todos os sentidos desde sua formação profissional até a coleta de informação que possam lhe dar uma indicação ainda que parcial do caráter delas.
O profissional de Recursos Humanos deve possuir o poder de diferenciar as de personalidades próprias profundamente diferentes entre si, com uma particular e diferencial e de possuírem conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidade, indispensável a adequada gestão dos Recursos humanos, esse profissional tem de considerar as pessoas como pessoas da organização
Livro: gestão de pessoas / Antonio de Lima Ribeiro 2006, Saraiva, Pag.01 a 07
O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS EM TEMPOS DIFÍCEIS
Os períodos de crise e a retomada de crescimento têm sido extremamente duros para quem trabalha na área de recurso humano: posições ameaçadas, orçamentos diminuídos e status reduzido passaram a fazer parte do dia-a-dia da função de recursos humanos.
A NOVA FUNÇÃO PARA O FUNCIONARIO DE RECURSOS HUMANOS
A consultoria interna: esta sendo cada vez mais utilizada pelas empresas como forma de integrar área de recursos humanos aos negócios da organização. Na opinião de especialista, a carreira do consultor interno de recursos humanos requer auto-motivação constante, estudo, educação, treino e praticas flexibilidade para lidar com as pessoas idoneidade, para conquistar o cliente.
O treinamento e o desenvolvimento juntamente com função de buscar e escolher o melhor profissional para a empresa encabeça a área de recurso humano que deve se preocupar em suas tarefas presentes, e também, realizar programas que visem ao desenvolvimento dos empregados para uns desempenhos cada vez melhor no futuro.
Antonio de Lima Ribeiro. Gestão de Pessoa. Op. Cit. P. 1- 12.
Chiavenato Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações: São Paulo: Atlas. 2006.p.206.
A FUNÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
É preciso que os profissionais de recursos humanos não se esqueçam de que os modismos técnicos e conceituais passam. As únicas coisas que não passam são estas expectativas dos empregados:
* desejo de justiça;
* desejo de valorização e reconhecimento;
* desejo de transparência;
* desejo de evoluir;
* ter boa liderança;
* ter bom ambiente de trabalho
* ter seu trabalho dignificado.
Livro: gestão de pessoas / Antonio de Lima Ribeiro 2006 , Saraiva, Pag. 12 e 13
O Papel de Recursos Humanos.
Em geral as empresas ainda não encaram a esfera dos R.H como uma área-chave. Em muitas organizações, ela é vista como departamento de pessoal. Essencialmente burocrática e distante dos objetivos da organização.
Setor inexplorado
Um estudo mostra que no Brasil o setor não é desenvolvido e explorado. A maioria das empresas ainda não encara a área de Recursos Humanos como aliada estratégica, o que se caracteriza como um grande erro. Os que respondem pela área devem assumir a função de transmitir aos empregados os valores da empresa e, assim, contribuir para melhorar a produtividade e os resultados no trabalho. A área de Recursos Humanos e responsável por ações como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, contratação, remuneração e questão trabalhista. Contudo, para uma atuação estratégica, deve ainda adotar medidas para desenvolver talentos e criar um ambiente de trabalho aberto a novas idéias. Mas essa área não deve ser vista apenas como um setor de administração de pessoal, com atribuição meramente burocrática e operacional. Por meio de ações gerenciais, ela precisa reter os bons profissionais na casa. Afinal eles são a força do negocio. Foi-se o tempo em que bastava recrutar a pessoa certa para o lugar certo. Atualmente, o funcionário precisa ser estimulado.
Melhorias das relações empregador
...