A FORMAÇÃO EM SERVIÇO
Por: v225312 • 5/6/2019 • Resenha • 429 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Faculdade de Ciências Aplicadas
Limeira, 27/08/2018
[pic 1]
Fichamento da Sessão 04-Teorias Modernas do Comércio Exterior
Vinícius Augusto Lourenço RA: 225312
Prof. Bruno Fischer
Teorias Modernas do Comércio Exterior
De fato, nota-se que as teorias clássicas de Adam Smith, David Ricardo e Stuart Mill levavam em conta apenas um fator do aspecto produtivo: o trabalho. A partir disso, sabendo que a produção pode ser dividida em três segmentos: trabalho(mão de obra), matéria prima e capital(investimentos em equipamentos e em métodos de trabalho), percebeu-se que, as teorias anteriores deveriam ser reformuladas. Logo, foram criadas as Teorias Modernas do Comércio Exterior.
Desta forma, o comércio internacional não seria mais pautado apenas pelo “valor-trabalho” e, para isso, criaram alguns métodos para facilitar a análise das relações de trocas de mercadorias entre os países.
Fronteira de Possibilidade de Produção(Curva de Possibilidade de Produção)
Após estudos e análises feitas foi criada a curva de possibilidade de produção, a qual refere-se á capacidade máxima de produção de um país através da escassez ou contingência de um determinado bem naquele território. Além disso, esta fronteira utiliza o custo de oportunidade (abrir mão de algum bem por outro) como um dos fatores principais de tal análise.
[pic 2]
Curva da Indiferença
Esta curva é um estudo feito dentro da Curva de Possibilidade de Produção (CPP) que, afirma que qualquer ponto “dentro” da CPP é indiferente, ou seja, na medida que o indivíduo ou o país realoca seus recursos produtivos dentro da CPP ele pode produzir menos de um determinado bem, porém irá ganhar na produção de outro bem. Logo, ele não sairá de seu “conforto” dentro da fronteira produtiva.
Além disso, pode-se fazer uma relação entre produção e consumo dentro das duas curvas mencionadas. De fato, a CPP representa a produção e a curva da indiferença representa o consumo. Logo, quando há uma sobreposição das duas curvas é possível estabelecer uma relação entre os dois itens mencionados.
Teoria Sueca e Efeitos do Comércio Exterior
Os suecos Hecksher e Ohlin tentaram através da teoria sueca mostrar que no mundo os países possuem diferentes custos de oportunidades. Para isso, após estudos e teses formuladas, perceberam que as diferença encontradas nos custos de oportunidade advêm dos fatores produtivos : natureza, capital e trabalho.
Alguns efeitos encontrados com o Comércio Exterior são identificados pela troca mútua de mercadorias entre os países, tais como : realoacação dos recursos produtivos, equalização dos preços no cenário internacional e melhoria na nível de vida da população ( redução dos custos pelas trocas e aumento do poder aquisitivo).
Observação final: nenhuma das teorias mencionadas leva em conta o custo dos transportes, o qual influenciaria totalmente no custo final das mercadorias e bens.
...