A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Por: Solradiante • 31/8/2019 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Para gerir uma empresa é necessário planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos, materiais, financeiros visando à realização de objetivos. Na empresa capitalista o objetivo é o lucro. Enquanto na gestão escolar pública, a administração deve ser diferenciada das empresas em geral, porque a escola é uma organização social dotada de responsabilidades e particularidades e trata-se da formação cultural e intelectual do cidadão.
O gestor escolar precisa agir como mediador e proporcionar espaço para a participação de todos os setores da escola tanto nas decisões, quanto no processo pedagógico e administrativo. A gestão escolar tem como desafio organizar seu funcionamento, possibilitando ao aluno um conhecimento de qualidade, tornando-o participativo, criativo, capaz de exercitar a cidadania e aos educadores, a reflexão sob que concepção de gestão buscamos construí-la.
Com as importantes mudanças no ensino, geradas pela Constituição de 1988, a gestão escolar, até então vista como administração escolar, passa a ser mais democrática e menos centralizada. A gestão democrática foi uma conquistada pela mobilização social e legitimada pela Constituição Cidadã e reafirmada pela LDB E PNE. A educação escolar apesar de ser uma garantia constitucional é um ato político e pedagógico na medida em que requer sempre uma tomada de posição. Exigem-se, assim, dos governos como prioridade políticas e gestão que garantam o envolvimento e a participação da sociedade para assegurar os direitos conquistados.
A gestão escolar carece de preparo para os desafios e para o novo, mas buscará soluções que nem sempre estão prontas. A escola também precisa estabelecer normas e regras, pelas quais será gerida de forma democrática, com a participação de todos os atores envolvidos em suas ações educacionais, para elaborar e executar propostas pedagógicas e traçar os caminhos e rumos que seguirá e influenciará aos que se encontra em seu entorno.
É preciso que o gestor esteja atento não apenas à democratização interna dos processos decisórios da escola, mas também ao fortalecimento da escola enquanto tal. O Projeto Político Pedagógico (PPP), ao ser construído precisa considerar a realidade da comunidade, acompanhar as mudanças sociais da sociedade, observar as necessidades e buscar a participação efetiva de todos os trabalhadores da educação, alunos, pais, e demais interessados.
A escola para ser bem gerida, precisa conduzir os trabalhos com eficiência e justiça, onde todos se sintam bem, realizando um trabalho de qualidade. O gestor precisa ter conhecimento do trabalho para efetuar um planejamento das atividades e uma distribuição igualitária das tarefas. Quando as decisões são partilhadas e coletivas evitam a centralização e reforça a autonomia da escola.
Partindo desse pressuposto, todos terão vez e voz para contribuir com sua opinião, sugestões e críticas para a melhoria do processo de ensinar e de aprender. Os trabalhadores da educação devem ter uma participação efetiva envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola e no processo decisório da escola.
A minha contribuição na gestão escolar deve ser efetiva, ser construída
...