A GESTÃO DE PESSOAS
Por: atletica • 24/5/2017 • Monografia • 3.505 Palavras (15 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Campo Grande MS
2017
REINALDO LOPES LAMARQUE[pic 6]
[pic 7]
A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Uniderp.
Orientador: Rafael
CAMPO GRANDE MS
2017
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 O Problema 3
2. OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivos Específicos 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
1. A natureza do trabalho 6
2. As organizações 7
2.1 Tipos de organização 7
3. Grupo e equipe 8
3.1 A cultura organizacional e a condução da equipe 8
4. Conceituação da cultura organizacional 9
5. As teorias X e Y de McGregor 11
5.1 As teorias Y se definem como: 11
5.2 A teoria Z 13
5. METODOLOGIA 14
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 15
REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
Segundo Teixeira e Zaccarelli (2008), a partir do século XVIII na Era Industrial, a industrialização promoveu a substituição do modelo artesanal pelo modelo industrial de produção, mudando para o processo produtivo e provocando mudanças sociais e econômicas que se acentuaram no século XX, e que caracterizam a sociedade industrial. Essas modificações se destacaram pelo predomínio de trabalhadores no setor secundário e pela contribuição oferecida pelas indústrias à formação da renda nacional.
A divisão do trabalho caracteriza-se pela sua fragmentação e programação, tendo a produtividade e a eficiência como critérios únicos para a otimização dos recursos e dos fatores de produção. A sincronização do homem não mais ocorre de acordo com os ritmos e os tempos da natureza, mas com os incorporados pelas maquinas. (TEIXEIRA; ZACCARELLI, 2008, p. 4).
Na metade do século XX na Era Pós-Industrial, os sinais da mudança essenciais da sociedade industrial já se faziam presentes. A sociedade pós-industrial mantém a industrialização em larga escala, porém se diferenciam pelo maior número de empregos. O emprego no setor de serviços é um dos aspectos relevantes que marcaram a passagem da sociedade pós-industrial.
De acordo com Teixeira e Zaccarelli (2008) apud, Castells (2002), a Era Informacional possui os aspectos da Era Pós-Industrial, se caracterizando pelas drásticas transformações na economia, ocorridas na década de 90, surgindo uma nova configuração histórica.
As primeiras mudanças no processo de globalização, as inovações tecnológicas, a concorrência mais acirrada, a procura pela excelência e maiores exigências de qualidade resultam em alterações nas formas de produção. Todas as mudanças trouxeram grandes transformações tanto positivas como o avanço da tecnologia, bens e serviços úteis para homem, como também negativas, que se destaca especialmente pela eliminação de postos de trabalho. (CAMPOS, 2011).
Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. (CHIAVENATO, 2004, p. 4).
1.1 O Problema
Como a gestão de pessoas evoluiu até nos dias de hoje?
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Compreender como a Gestão de Pessoas atrai e retém talentos observando gerações e as dificuldades enfrentadas nesse período.
2.2 Objetivos Específicos
- Analisar como a Gestão de Pessoas pode se tornar o diferencial competitivo das empresas;
- Identificar as principais características de Geração X, Geração Y e Geração Z;
- Analisar as formas que a Gestão de Pessoas possui para atrair, desenvolver e reter indivíduos talentosos.
3. JUSTIFICATIVA
Hoje com o advento do terceiro milênio e com a globalização da economia, muitas coisas mudaram, por mais sofisticado que sejam os sistemas, maquinários e processos, as empresas precisam contar com pessoas. São elas que conservam o clima organizacional, inovam, criam e conseqüentemente mudam o cenário no trabalho. São capazes de produzir, vender, tomar decisões, supervisionar, gerenciar empresas e liderar pessoas.
Diante disso, a aplicatividade deste trabalho justifica-se em conhecer como as empresas estão atraindo, desenvolvendo profissionais talentosos e ainda conhecer o perfil e as principais características de indivíduos da Geração X, Geração Y e Geração Z. Os profissionais do Departamento de Recursos Humanos devem saber como lidar com as mudanças que se multiplicam cujas soluções impõem novas estratégias, filosofias, programas, procedimentos e soluções.
Portanto torna-se indispensável que as empresas se interessem em conhecer e identificar pessoas empreendedoras, agentes de transformações, capazes de tornar o ambiente mais competitivo, com referência a uma prática voltada para a promoção do autodesenvolvimento, e engajamento das pessoas para o cumprimento eficiente e eficaz nas atividades, alcançando objetivos e metas individuais e organizacionais.
...