A GESTÃO DE PESSOAS
Por: aline2410 • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.335 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 1][pic 2]
Aline Aparecida Salles Motta- Matrícula: 16.2.6269
Questionário
BARÃO DE COCAIS
2017
ALINE APARECIDA SALLES MOTTA
Questionário
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria da Administração Pública I, da Universidade Federal de Ouro Preto, polo: Barão de Cocais.
Professor: Breynner R. Oliveira
Barão de Cocais
2017
1. Em linhas gerais, como podemos definir e caracterizar a Administração Pública? Por que a Administração Pública está inserida no contexto do Estado, mas não está por ele limitada?
Administração Pública deve ser considerada como uma ciência, e não somente um curso que visa a formação de servidores públicos. Envolve todos aqueles que trabalham em prol da sociedade, delegando de forma eficiente e eficaz, e cujas condutas têm consequências para indivíduos e para os grupos sociais, objetivando incessantemente o bem estar-sociais, ou seja, visa à satisfação das necessidades da população.
Ela se caracteriza por uma área institucional-legal, baseada em princípios da Constituição, normas e leis, podendo ser direta (envolve as a suas entidades estatais), ou indireta (autarquias, fundações públicas).
O estado é o sistema constitucional- legal e a administração pública que o garante. Portanto, a administração pública é sinônimo de aparelho ou de organização de estado.
Resumidamente Administração Pública envolve as funções administrativas somadas às funções políticas no contexto do Estado.
“O “público” da administração pública foi redefinido, ampliando suas fronteiras para além do Estado, passando a incluir organizações não governamentais, entidades do setor privado e da comunidade e instituições voltadas à inclusão dos cidadãos no processo de formulação, implantação e controle de politicas públicas.” (FARAH, Marta Ferreira Santos. Administração Pública e Política Pública. Revista de Administração Pública , v. 45, p. 820, 2011.). Ela deixa de se restringir apenas a burocracia governamental, fazendo uma redefinição do conceito para além de servidores públicos, uma vez que envolve assuntos referentes também a políticas públicas. No caso citado, um exemplo dessas são ONGS que desenvolvem trabalhos de grande importância na sociedade com ações sociais, e projetos voltados à defesa dos direitos humanos.
“O deslocamento do público para “além do Estado”, o esmaecimento das fronteiras entre o público e o privado associado a este deslocamento e a configuração dos problemas “públicos” como multijurisdicionais ou não jurisdicionais (Frederickson, 1999) são fatores que contribuíram para aumentar consideravelmente a complexidade das politicas publicas, em especial a complexidade da implementação, ganhando grande relevância os problemas de coordenação Inter organizacional (Rabell, 2000).”.
2. Por que a Administração Pública é um "campo" e uma área de convergência entre campos?
Administração pública é um estudo multi e interdisciplinar devido aos diversos campos que a administração pública estuda e as soluções de políticas públicas apresentadas.
A administração pública é vista como uma ciência que modificou o sistema político mundial, como esclareceu Marta Ferreira Santos Farah em seu artigo Administração Pública e Políticas Públicas.
A nova disciplina de administração pública filia-se à ciência politica, sendo este considerado um de seus subcampos.
“O desenvolvimento posterior à inflexão” desencadeada pela constituição do campo de formação e de estudos em “análise de políticas públicas” tem sido visto por alguns autores a partir da perspectiva deste novo campo, caso em que incluem a administração pública como uma das disciplinas que passou a integrar a análise de políticas públicas em seus programas de formação em nível de pós-graduação e, consequentemente, em sua agenda de pesquisas (Engelbert, 1977).
Ciência política, história, antropologia cultural, sociologia, psicologia social, economia e outras disciplinas. É desses campos que derivam os conteúdos básicos do curso de administração pública, ela é formada por diferentes campos de conhecimentos. (Reginaldo Souza Santos, 2001).
Isto exemplifica que a administração pública se configura como uma área de convergência entre campos. As políticas públicas passaram a incluir a administração pública como disciplina, ou seja, a Administração Pública passa a ser vista como esfera de conhecimento que traspassa à ciência política, a administração, a economia, sociologia, estas disciplinas emprestam à administração pública as bases teóricas e os instrumentos.
3. A partir da leitura do texto de Marcelo Douglas, qual é a relação entre a Administração Pública, Poder e Democracia?
Marcelo discute em seu artigo sobre o tema democracia, crescimento burocrático relacionando diretamente com a administração pública. Para uma melhor compreensão das inúmeras transformações que marcaram a história da administração publica, é importante estabelecer a sua relação com o regime democrático.
4. Quais são as principais distinções entre a Administração e a Administração Pública, a partir do texto de Bresser?
Bresser coloca um grande distanciamento entre os termos Administração de Empresas e a Administração Pública, apresentando focos e objetivos diferentes.
Segundo Luiz Carlos Bresser Pereira, administração Pública é sinônimo de aparelho ou de organização de Estado, além de ser considerada uma disciplina e uma área de estudos, estando mais próxima da ciência política ou do direito, visa o bem público, ou seja, tem como público alvo o cidadão. Já a administração de empresas visa à expansão e o lucro em benefício de seus proprietários, tendo propósitos mais particulares, visando o desenvolvimento da organização e o benefício de pessoas específicas, isto é, uma organização de recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos, designado a produzir um bem ou prestar um serviço para, em geral, obter um ganho econômico.
...