A GESTÃO DE PESSOAS
Por: Helena cezario • 11/10/2019 • Trabalho acadêmico • 10.930 Palavras (44 Páginas) • 127 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
O processo de Recrutamento e Seleção de recursos humanos (pessoas) na Decathlon Morumbi uma organização de grande porte.
MARIA HELENA
SÃO PAULO
2015
MARIA HELENA-XXXX
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
O processo de Recrutamento e Seleção de recursos humanos (pessoas) na Decathlon Morumbi uma organização de grande porte.
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 4º/3º. semestre, do(s) curso(s) de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
Orientador: Prof.ª. Adriana Paz
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
1.1. Breve histórico da área e seus principais subsistemas 5
1.2. Conceito de Recrutamento e Seleção 6
1.3. Processos Organizacionais 17
1.3.1. Processo de Agregar Pessoas .....................................................................18
2. ESTUDO DE CASO 30
2.1. Perfil da organização 30
2.1.1. Apresentação 30
2.1.2. Produtos e clientes 32
2.1.3. Quadro de pessoal 35
2.1.4. Principais Insumos 37
2.2. Coleta de dados 39
2.2.1. Mapear o Processo de Recrutamento e Seleção de pessoas 39
2.2.2. O Processo de recrutamento e seleção 39
2.3. Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo 42
2.3.1. Analisar e avaliar o desempenho do processo (mapeado em 2.2.1) 42
3. SUGESTÕES DE MELHORIA 43
CONSIDERAÇÕES FINAIS 44
INTRODUÇÃO
As Atividades Praticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento que visa o aprimoramento da aprendizagem e o conhecimento de técnicas utilizadas pelas organizações, com base na teoria e estudo adquiridos em sala à realidade.
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar a ampla área de Gestão de Pessoas, que visa administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Atualmente as empresas se mostram cada vez mais exigentes quando o assunto é o acolhimento de novas pessoas, já que escolhas bem executadas trazem benefícios para a organização. A área de Gestão de Pessoas é de extrema importância para o bem estar de uma empresa, já que ela é responsável em dar suporte às pessoas que estão em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.
A tarefa de lidar com pessoas, o que envolve as mais diversas personalidades pode ser um tanto desafiador, pois a tentativa de impor mudanças aos valores de um indivíduo não é nada fácil. Por esse motivo o nível de competência e profissionalismo dos responsáveis da área recursos humanos é crucial. Funcionários motivados e que estejam em sintonia com o ambiente corporativo onde exercem suas atividades é a meta a ser alcançada, pois com todos os elementos de uma organização em harmonia, a mesma é capaz de demonstrar capacidade e excelência no que faz.
O foco deste trabalho fica na parte desafiadora de recrutamento e seleção, onde atualmente está cada vez mais complicado eleger a pessoa certa para um determinado cargo, por isso a necessidade de preparo, capacitação, treinamento e envolvimento dos profissionais da área, sendo que uma contratação errada poderá eventualmente causar problemas para a organização.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Breve histórico da área e seus principais subsistemas
Segundo CHIAVENATO (1999), Gestão de Pessoas é a formação das pessoas com a organização. Pessoas essas que dedicam grande parte de suas vidas ao trabalho dentro destas organizações e que dependem uma das outras para terem sucesso. “As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações, estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso” (CHIAVENATO; 1999, pág.4.).
CHIAVENATO (1999), afirma que as pessoas dependem do trabalho para alcançar os objetivos de vida, sendo individual ou pessoal, ou seja, na maioria das vezes o crescimento da vida pessoal e financeira, está ligado a uma trajetória profissional de sucesso. “Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações” (CHIAVENATO; 1999, pág.4.).
FIGURA 1- Objetivos Organizacionais e os Objetivos Individuais
[pic 1]
Fonte: Chiavenato, 1999. Pág.5.
- Conceito de Recrutamento e Seleção
Recrutamento é o processo de atrair e convidar pessoas, onde são oferecidas oportunidades para o publico interessado. A empresa, por meio do processo de recrutamento, visa preencher vagas que estejam em aberto, assim como a busca de novos talentos que possam trazer algo de benéfico ou inovador para a organização.
...