A GESTÃO DE PESSOAS
Por: Erivan Nogueira • 1/4/2021 • Artigo • 2.197 Palavras (9 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS
PROFESSORA: LEYDIANA DE SOUSA PEREIRA
DISCENTES: GUILHERME BESERRA
LEANDRO TORRES
LETÍCIA MACEDO
LUANN RAPHAEL
MARTHA EMILIA
TERCEIRIZAÇÃO
CAMPINA GRANDE – PB
NOVEMBRO - 2020
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
História da terceirização 4
História da terceirização no mundo 4
História da terceirização no Brasil 4
Vantagens e desvantagens 5
Vantagens da Terceirização 5
Desvantagens da Terceirização 5
A legislação brasileira sobre a Terceirização 6
Críticas a terceirização 6
Terceirização da CLT x Terceirização de Serviços 6
Exemplos de terceirização 7
Terceirização na Petrobras 8
Conclusão 9
Introdução
A terceirização é o processo que refere-se ao ato de contratação de uma empresa terceira para a prestação de algum serviço ou fornecimento de um produto específico. A empresa contratante não precisará enfrentar o processo de recrutamento e seleção de funcionário, ou a procura por determinado produto, tendo em vista que essa é uma função da organização responsável pela terceirização. Também é encarregada do vínculo trabalhista formal, que inclui: direitos legais, encargos trabalhistas, salários, benefícios e etc. Essa relação é chamada de B2B, que significa business to business (empresa a empresa).
O termo terceirização é equivalente ao inglês outsourcing, que em tradução livre significa “fornecimento vindo de fora”. O objetivo principal da maioria das organizações, quando escolhem terceirizar é a redução de gastos, porém elas também tem o propósito de priorizar o seu produto, e encontrar empregados com maior especialização nas funções necessárias. Quando se busca esse serviço fora da empresa, é esperado maior eficácia por parte dos profissionais “sob demanda”, assim, que seja adicionado maior flexibilidade e agilidade nas tarefas da organização.
As atividades da terceirização podem ser divididas em duas: a atividade meio e a atividade fim. A atividade meio, faz parte do processo de apoio a produção, onde não é relacionada diretamente com o produto final. Já a atividade fim é uma parte essencial do processo da construção do bem ou serviço principal da empresa, onde seu objetivo é a exploração do ramo da atividade. A terceirização é a atividade e não a empresa ou o trabalhador. A empresa terceira contrata o trabalhador, que faz parte do processo.
História da terceirização
História da terceirização no mundo
Considerando a história da gestão administrativa moderna, durante a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, a terceirização passou a ser utilizada como tecnologia de gestão de forma estruturada. A necessidade de produzir rapidamente armas e suprimentos para o conflito forçou as indústrias e prestadores de serviços a aumentar a eficiência de seus processos, levando a várias inovações no gerenciamento e na produção. Uma delas é a terceirização de departamentos periféricos, o que permite à empresa focar na mudança de produtividade.
Com o fim da guerra, a urgência de atender aos requisitos da guerra desapareceu. Por outro lado, os Estados Unidos estão se mobilizando para o desenvolvimento econômico. A fórmula americana incentiva a competição, e a competição encoraja práticas administrativas que dão às empresas uma vantagem competitiva - a terceirização de certas atividades pode realizar isso. A fórmula americana incentiva a competição, e a competição encoraja práticas administrativas que dão às empresas uma vantagem competitiva - a terceirização de certas atividades pode realizar isso.
História da terceirização no Brasil
Desde a década de 1960, a presença de empresas multinacionais no país aumentou muito, permitindo que essas e outras práticas de gestão empresarial se consolidasse no exterior. Ainda hoje, permanece a ideia de que a terceirização como medida só pode reduzir os gastos com direitos trabalhistas.
Como mostra a pesquisa, talvez seja por isso que a renda média dos terceirizados seja bem menor que a dos contratados diretamente pela empresa; outra explicação é que o salário é menor porque outra empresa atua como intermediária nessa relação. A legislação trabalhista foi introduzida. O ideal é que a lei encontre um ponto de equilíbrio que equilibre o mercado de forma a não prejudicar a liberdade dos funcionários ou da empresa.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da Terceirização
Compreensivelmente, a maior vantagem da terceirização se reflete nas atividades intermediárias, e não nas atividades-fim da empresa, ou seja, áreas que não têm relação direta, mas indireta com o negócio-fim. O núcleo da criação de valor da empresa. As organizações ficaram mais enxutas, com menos departamentos e estruturas organizacionais menores, e o principal resultado dessa realidade é o aumento da agilidade na tomada de decisões e a redução da burocracia.
Através da estrutura otimizada, a empresa tornou-se mais flexível e pode se adaptar mais facilmente às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. A terceirização não só ajuda a melhorar as atividades fim do negócio, mas também não pode melhorar as atividades de terceirização. Afinal, se eles não são o negócio principal do contratante, então são o negócio principal do contratante.
...