A GESTÃO DE PESSOAS: APRENDA A TRATAR CONFLITOS ENTRE COLABORADORES
Por: thaymach • 14/6/2020 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]AV2 da AP1 Gestão de Recursos Humanos I
Avaliação 2
Questão:
Gestão de pessoas: aprenda a tratar conflitos entre colaboradores
Conflitos entre colaboradores são mais comuns do que imaginamos. O tratamento que é dado a eles e as soluções oferecidas é que não são. Muitas vezes, os gestores departamentais não ligam para a situação, deixando que ela se resolva sozinha. Mas isso pode representar um grande perigo para a organização.
Para não deixar que a imagem do negócio seja manchada por conflitos internos mal resolvidos, devemos conduzir a situação indicando soluções. Bem, para conseguirmos resolver a participação de todos é muito importante. Nesse sentido, liste, pelo menos, 5 ferramentas que podem ser usadas para gerenciar esses conflitos. Vou listar uma solução e as outras 4 ficarão ao cargo de vocês, ok?
Segue o exemplo, e em seguida liste e comente as outras 4 ferramentas possíveis para resolver conflitos:
Primeira ferramenta:
- O gestor de Recursos Humanos deve oferecer um ambiente favorável à discussão. Quer dizer, o gestor deve, com habilidade, ser um comunicador entre as partes. Assim, deverá criar um ambiente de comunicação aberto para incentivar os colaboradores a falarem sobre qualquer questão que possa ter sido à base do conflito. A partir das falas organize as soluções sem apontar os responsáveis, mas apontando o que o conflito pode ocasionar e o quanto ele pode ser favorável à melhora ou à piora do ambiente interno.
Permita que os profissionais tenham uma pausa para se acalmar.Às vezes, os colaboradores não estão conseguindo falar sobre a questão porque estão estressados e nervosos com o problema, abrir a oportunidade para que os profissionais façam uma pausa e se acalmem, dar um tempo para que os envolvidos se tranqüilizem não significa que você esteja adiando a solução , mas sim buscando melhores condições para trabalhar a dificuldade.
Seja Neutro. a imparcialidade é um fundamental para que a mediação funcione. Se o gestor tem uma opinião mais a favor para um dos lados da história, uma das partes será prejudicada. Não basta ser imparcial, precisa ser visto como imparcial. Para ser justo, é fundamental que entenda os pontos de vista entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão não se envolva emocionalmente quando houver discussões. Mantenha a negociação racional.
Seja Mediador .É preciso que o gestor saiba quais motivos levaram a tal conflito, pense e repense antes mesmo de estar na presença dos envolvidos, para assim estar preparado para sugerir possíveis soluções que sejam favoráveis a ambas as partes.
Procure resolver todas as questões .Para que não vire uma bola de neve, é importante tentar solucionar os focos do problema desde o começo. Observe o sempre a sua equipe, caso note que há algum desentendimento ou processo que você julga estar indo mal, convoque a equipe para conversar. Assim, você evita que pequenas diferenças se tornem grandes dificuldades, diante de uma bola de neve, é importante discutir o conflito até esgotá-lo, converse com os colegas e busque resolver todos os focos de dificuldade, sem deixar nada para trás.
...