A GESTÃO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA NO COMERCIO DE INSTRUMENTOS
Por: Gustavo Mesquita • 24/5/2021 • Monografia • 6.237 Palavras (25 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS
GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA MESQUITA
A GESTÃO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA NO COMERCIO DE INSTRUMENTOS
BELO HORIZONTE
2021
LISTA DE QUADROS
Quadro 1- Proposta de gerenciamento do processo de logística 22
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Organograma da Empresa 10
Figura 2- Cadeia de Valor da organização 12
Figura 3- Processo atual de logística 14
Figura 4- Relação da importância e satisfação na priorização das atividades 17
Figura 5- Modelagem do processo futuro 19
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 problema 5
1.2 Objetivos e justificativa 6
1.2.1 Objetivo Geral 6
1.2.2 Objetivos Específicos 6
1.3 Justificativa 6
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8
3. GOVERNANÇA DE PROCESSOS NA ORGANIZAÇÃO 9
4. CADEIA DE VALOR 11
5. ANÁLISE E DESENHO DO PROCESSO ATUAL 13
5.1 REPRESENTAÇÃO DO PROCESSO ATUAL 13
5.2 ANÁLISE DO PROCESSO ATUAL 15
6. MODELAGEM FUTURA DO PROCESSO 18
7. Proposta de gerenciamento de desempenho de processos 21
8. PLANO DE IMPLANTAÇÃO 23
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERENCIAS 27
1. INTRODUÇÃO
A organização em que se envolveu o presente estudo se trata do Grupo Classic, uma união de diversas empresas atuantes no mercado de instrumentos musicais com foco na região de Belo Horizonte. O grupo teve suas atividades iniciadas no ano de 1966 com uma loja singela de instrumentos, mas que com muito cuidado e dedicação se tornou uma das maiores do Brasil e referência no segmento.
Com a expansão das lojas, houve também o crescimento e união do grupo em diferentes ramos dentro do mundo musical, seja nos acordos de empresas especializadas no desenvolvimento, importação, varejo como também na distribuição de instrumentos e equipamentos de áudio em geral. A empresa conta com mais de 3000 lojas parceiras, espalhadas em todo o Brasil e visa um crescimento ainda maior nos próximos anos.
A unidade em que ocorreram as atividades conta com 30 colaboradores divididos nas mais variadas funções, tais como vendas, logísticas, financeiro, etc. Em períodos de pandemia, boa parte desse pessoal foi direcionado ao home office e também para vendas internas, onde entram em contato com os clientes e recebem pedidos pelas redes sociais, e-mails e o site de compras on-line da organização.
A missão da empresa é a de desenvolver instrumentos e acessórios que atendam a todos os tipos de músicos do Brasil, agregando conforto e praticidade no desenvolver de suas atividades. A visão é a de se tornar a maior referência nacional no desenvolvimento e distribuição de equipamentos musicais e acessórios. E os valores praticados pelo grupo é a prestação de serviços com dedicação e amor, e acima de tudo prezar pela simplicidade e o cuidado com nossos colaboradores e clientes.
Os desafios são constantes no ramo de atuação da empresa e com isso a adaptação e resiliência são características presentes em toda a cultura da organização, a exemplo disso é possível mencionar a busca constante por novos produtos que atendam ao público cada vez mais exigente e com materiais personalizados. A empresa passou por uma grande reestruturação no momento de pandemia e isso foi um desafio abraçado por todos os colaboradores que trabalham em conjunto na busca por melhores resultados e contornar as adversidades.
1.1 problema
O problema da pesquisa foi criteriosamente avaliado após um período de um mês acompanhando os trabalhos da organização, desde o momento que o cliente realiza o pedido, na divulgação, marketing, na venda, pós venda e até na logística que envolve o armazenamento e transporte de produtos. As áreas apresentaram um bom índice de qualidade, com um atendimento em tempo hábil, marketing com divulgação aceitável dos produtos, mas o ponto de déficit se mostrou no planejamento da cadeia de abastecimento e estoque dos produtos.
Os instrumentos musicais e acessórios não são materiais perecíveis, mas são caros e por vezes necessitam de compras de grandes volumes para viabilizar sua compra e o grupo possui um grande galpão para que esse estoque seja feito da maneira mais organizada possível. Apesar dessa estrutura, foi percebido que existem instrumentos e acessórios que permanecem por longos períodos estocados, alguns até por anos, enquanto outros, são vendidos com mais facilidade, principalmente em determinados períodos do ano.
Com isso, foi vislumbrada a possibilidade de uma otimização dos processos de cadeia de abastecimento e elaboração de um estudo sobre do tema com um olhar direcionado a logística, com o uso dos insumos de informações e feedbacks oferecidos com um estudo de mercado e do tipo de cliente. As conversas com os colaboradores responsáveis por essas etapas foram de suma importância para o desenvolvimento dessas atividades, principalmente por boa parte deles expressarem suas opiniões acerca do processo e auxiliarem com dicas que julgavam importantes para desenvolver as atividades com eficiência.
Ao se entender a importância do planejamento e da logística para o crescimento da organização para o aumento da competitividade, é evidenciado o seguinte problema para a pesquisa: De que modo a o gerenciamento de processos de negócios pode contribuir para a cadeia de abastecimento de uma empresa de instrumentos?
1.2 Objetivos e justificativa
1.2.1 Objetivo Geral
- Compreender como a gestão estratégicos de processos de negócio é capaz de otimizar o desenvolvimento de atividades de abastecimento de uma empresa de instrumentos.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Descrever o processo atual do Grupo Classic para o gerenciamento da cadeia de abastecimento;
- Indicar os pontos a serem desenvolvidos no que tange a previsão de demanda, transporte e armazenamento instrumentos e acessórios.
- Definir um processo de melhoria de controle e abastecimento dos galpões de modo a garantir maior praticidade na escolha do que se deve repor, conforme um planejamento de demanda e estoque.
1.3 Justificativa
A evolução da maneira de adquirir, aplicar e gerir recursos vem se desenvolvendo e se adapta as novas tecnologias e comportamentos desenvolvidos pela sociedade. A complexidade e o dinamismo de uma cadeia de abastecimento necessitam que a organização tenha conhecimento sobre as etapas do processo que garantem o pleno funcionamento do sistema.
...