A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Por: Augusto.ce • 6/6/2019 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Data de Entrega: 22/03/2019
Aluno: Augusto César Esteves da Costa
Matrícula: 20173300517
Organograma – Empresa Spartaccus
[pic 1]
Quadro de Atividades
CEO: Tomada de decisões e gestão de clientes;
Gerente de RH: Gerir os funcionários da empresa;
Gerente Comercial: Responsável pelo relacionamento e captação de novos clientes;
Coordenador de Arquitetura: Gerir os projetos;
Arquiteta: Responsáveis pelas execuções dos projetos;
Mestre de Obras: Responsável por gerir as equipes de serventes e os especialistas;
Equipe de Serventes: Responsáveis pela mão de obra da construção;
Eletricista: Especialista na área de energia;
Encanador: Especialista na área de canos (Água e Esgoto).
Plano de Gestão
Como plano para uma melhor da gestão da empresa, a partir do organograma podemos observar que teremos cargos de confiança reportando diretamente ao CEO da empresa, o sr. José Augusto. Este método foi desenhado pelo o fato de presidente ter um perfil autoritário, logo, ele não pode estar ligado diretamente a dependentes por conta dos imbróglios familiares. Por este motivo a contratação de um coordenador de arquitetura. Por sua vez, cada filha terá acesso a um mestre de obra diferente por questões de filosofia de trabalho e os demais empregados flutuam entre os mestres por conta de serem especialistas, ou seja, executarem uma mesma função independente do local de trabalho.
Tanto o gerente comercial quanto o gerente de RH também reportam diretamente ao CEO. Por se tratarem de área distintas, o RH cuidando dos funcionários e o comercial na captação de novos clientes, os mesmos ficam isolados em suas árvores.
Plano de Recrutamento
Para o cargo de Coordenador de Arquitetura, o perfil ideal seria uma pessoa com boa experiência no mercado de pequenos e médias empreendimentos, com um perfil inovador e bem relacionado. Capaz de ter diálogo tanto com o CEO com seu perfil autoritário quanto com as filhas, de perfis “desleixados”.
Já os mestres de obras precisam ser pessoas mais velhas com passagens em empresas de médio e grande porte com perfil de liderança.
Os serventes, por sua vez, precisam apresentar perfil mais jovem por conta do árduo trabalho braçal.
Para encerrar, os Eletricistas e Encanadores precisam ter um currículo capacitado. Cursos e escolas técnicas seriam pré-requisitos.
Análise de Risco
Com base nos textos apresentados, podemos observar que os principais pontos de riscos estão nos familiares do CEO. Sendo assim, a proposta de ter um coordenador de Arquitetura serve para “quebrar” um pouco o processo familiar e introduzir as filhas dentro da proposta sem que elas se sintam prejudicadas, mas também é importante que elas tenham em mente que elas recebem para trabalhar então precisam realizar as tarefas que lhes serão dadas.
...