A GESTÃO PESSOAS
Por: nfsantos • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 535 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
Modelo Diagnóstico de Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é fundamental para qualquer empresa.
Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.
A gestão de pessoas tem como intuito principal tratar os func ionários como parceiros da empresa, assim como são tratados os fornecedores, acionistas e todos os clientes. Tosos os empregados possuem papel essencial dentro da organização, pois são eles que contribuem para o desempenho de todas as áreas.
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:
• Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
• A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
A gestão de pessoas não é limitada apenas ao recrutamento e seleção, e ao treinamento dos funcionários.
Avaliação Genérica da Gestão de Pessoas
A avaliação genérica da Gestão de pessoas tem como seu objetivo melhorar o desempenho da gestão de pessoas, aprimorar o conhecimento dos responsáveis pela Gestão de Pessoas com eficiência e eficácia, justificar tosos os orçamentos e as despesas da Gestão de Pessoas, e aprimorar as funções da gestão de pessoas.
A avaliação genérica da Gestão de pessoas é realizada através de uma auditoria que se subdivide em três partes:
- Avaliação de Gestão de Pessoas – é um aperfeiçoamento da administração da gestão de pessoas para uma visão sistêmica dos seus programas e práticas;
- Auditoria de Gestão de Pessoas – é uma análise das práticas politicas e sociais da organização, avaliando a sua total funcionamento, para que haja criticas e sugestões de melhorias;
- Auditoria de Gestão de Pessoas – é um sistema de informação para avaliar a eficácia e a eficiência do desenvolvimento do programa. Tem como principal objetivo mostrar que o programa está funcionando, buscando informar os benefícios o que seria prejudicial para o funcionamento do mesmo, e sobretudo buscar maneiras de aperfeiçoamento.
A administração de gestão de pessoas deve agregar valor para a organização, para os gerentes, funcionários, clientes e fornecedores.
Para se avaliar a eficácia e a eficiência da Gestão de Pessoas, o setor deve ser avaliado por tosos os seus clientes e parceiros, dentre os funcionários e gerentes de linha da empresa.
O agente de auditoria pode ser alguém de dentro da empresa ou um consultor externo. De qualquer forma o mesmo causa um grande impacto sobre todos da organização.
Para que a avaliação seja executada deve-se possuir uma linhagem com critérios e indicadores previamente impostos.
Os critérios de avaliação podem ser tanto objetivos ( é o critério que avalia o grau de estratégia da Gestão de Pessoas sobre seus clientes, sobre outras organizações) como subjetivos (são os critérios relacionados ao ambiente interno, como o atendimento da Gestão de Pessoas as outras áreas da empresa e seu desenvolvimento).
...