A General Motors e Suas Opções
Por: Rafaela Alcântara • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 5.472 Visualizações
Rafaela Alcântara Silva
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GENERAL MOTORS
Rafaela Alcântara Silva
ESTUDO DE CASO
[pic 2]
- Qual é o negócio da GM? Qual é o aspecto técnico mais importante?
A GM tem como negócio a fabricação, desenvolvimento e comercialização de veículos de pequeno e grande porte. Seu aspecto técnico mais importante é a fabricação de veículos com qualidade e eficiência que atendam as necessidades dos clientes, com desenhos de carros semelhantes a fim de manter a identidade da marca, criando um estilo corporativo único.
- Qual deveria ser o objetivo mais importante para a reestruturação imediata da companhia?
Primeiramente, a GM deveria ter aderido o Princípio da Unidade de Direção, que consiste em que toda a empresa deveria se empenhar a fim de alcançar um objetivo em comum. Sendo assim, a empresa deveria reduzir a produção, mapeando o público alvo; pois a diversidade de modelo de veículos e de público, dificultam a coordenação das operações da organização e são contrárias ao princípio citado acima. Também, seria necessário realizar análise do processo produtivo para identificar desperdício de recursos e meios a serem melhorados na produção e, através disso, definir ações que tornem o processo eficiente e reduza o custo de produção.
- Qual deveria ser a estratégia da GM?
Diante o caso apresentado, a GM deveria adotar a estratégia de investimento da reorganização da divisão do trabalho para desenvolver horizontalmente a área de produção com o objetivo de especializar as equipes, tornando-as eficientes afim de garantir a qualidade e reduzir o custo de produção; bem como, estruturar melhor os departamentos e controlar o grau de burocracia existente em cada um deles.
Além disso, a organização deveria estudar os concorrentes a fim de detectar suas características destacando os pontos positivos e negativos para conseguir se posicionar na situação de concorrência entre os negócios e investir no estudo de tendências e exigências de mercado fazendo com que a empresa obtenha inovação. Por exemplo: a alta do preço da gasolina foi um dos fatores que reduziu a venda de veículos, então, entendendo como uma exigência de mercado, a empresa deveria investir em modelos que utilizem combustíveis alternativos e apresentam eficiência.
- Como deveria ser a estrutura organizacional para atender a essa estratégia?
A estrutura organizacional da GM deveria ser a estrutura proposta por Fayol; cadeia de comando ou cadeia escalar, para atender a essa estratégia; onde ela é uma forma piramidal (nível de autoridade e responsabilidade cresce da base para o topo) e possui um topo que apresenta visão geral da situação da empresa. Nessa estrutura, cada trabalhador obedece a um só superior, referindo-se ao princípio de unidade de comando.
Obs.: Para que essa estrutura seja eficiente é necessário investimento em comunicação, pois a mesma deve ser eficiente a fim de não proporcionar falhas no momento de delegação e comando.
...