A Gestão Empresarial
Por: Janaína Machado • 1/9/2019 • Trabalho acadêmico • 971 Palavras (4 Páginas) • 130 Visualizações
- Introdução
É senso comum que dentro da organização se faz necessário ter colaboradores motivados, comprometidos e que vistam a camisa da empresa, ou seja, que todos estejam dispostos a contribuir para o crescimento dos negócios. A condição necessária para que o engajamento dos indivíduos leve ao sucesso é ter uma cultura organizacional forte modelada por um dominador carismático - ou um líder na acepção weberiana (WEBER, 2008) – estes dois fatores, cultura e líder, são dois lados da mesma moeda – abordar um deles é tratar do outro.
Este estudo visa discutir a figura do líder como protagonista do processo de conduzir indivíduos através dos objetivos definidos para o sucesso dos negócios - alguém que está no comando e que tem autoridade para comandar e/ou coordenar pessoas, aquele que exerce influência sobre o pensamento e comportamento dos membros de um grupo ou unidade social através da indicação de um exemplo a ser seguido. Ainda mais, os funcionários esperam que um líder saiba onde está indo e que tenha senso de direção, além disto, que seja honesto, visionário, inspirador e competente (KOUZES & POSNER, 2011). Mas o que é ser um líder com estes atributos? Ser honesto significa trabalhar com a verdade e ter princípios éticos. Ser visionário é ter senso de direção, demonstrar e trabalhar interessado no futuro. Ser inspirador significa despertar nas pessoas o desejo de fazer, encorajar a ir além e compartilhar seu entusiasmo com todos. Ser competente tem a ver com a capacidade de conseguir que as coisas sejam feitas, pois é a competência que inspira a confiança e através dela se conduz algo adiante.
Há diversas definições encontradas para liderança. Em minha opinião destacam-se aquelas que afirmam que "[...] a liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo" (CHIAVENATO, 2014a, p. 107) e que "[...] a liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação" (Id., p. 89).
Desta maneira, este trabalho busca discutir a influência do líder no comportamento organizacional, em até que ponto ela vai e quais são as ferramentas e/ou comportamentos que podem ser utilizados para mobilizar os indivíduos para que se atinja os resultados definidos para os negócios.
Se a liderança é indispensável para o desempenho e avanço da organização, pois é ela quem conduz os liderados na execução dos seus trabalhos e na consecução dos objetivos traçados, define-se que o problema a ser tratado por este artigo é identificar como o líder influencia seus subordinados para que eles atinjam os resultados esperados para o sucesso do negócio.
A hipótese relacionado ao problema demonstra que para ser líder é preciso se ter a competência de caráter relacional, isto é, a liderança pressupõe uma relação, entre duas ou mais pessoas, fundamentada no exercício da influência (COELHO, 2016). Liderança, então, é uma atividade que envolve o poder de influenciar pessoas para que elas se empenhem voluntariamente em prol dos objetivos do grupo. O papel do líder “[...] é resumido em duas dimensões – concentração nas tarefas e concentração nas pessoas” (ROBBINS, 2007, p. 376).
Percebe-se, então, que o líder atualmente desempenha um papel central nas organizações - influenciar os funcionários. Neste sentido, as habilidades para influenciar as pessoas vêm ganhando cada vez mais importância e relevância. Liderança e influência são conceitos intimamente relacionados. Na verdade, a fonte de influência permite identificar a figura de um líder.
[...], a ideia comum que faz parte de várias definições diz que liderança envolve influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Mesmo quem não é líder pode influenciar outras pessoas, mas os líderes exercem uma influência desproporcional (SPECTOR, 2006, p. 494).
...