A Gestão Estratégica de Pessoas
Por: Jorge Claudio • 25/11/2020 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 4.401 Visualizações
Resumo
A empresa Spartaccus é uma pequena empresa familiar que atua no ramo de construção civil, tendo como colaboradores as duas filhas do dono da empresa (Arquitetas) e seu genro, Almir (Gerente Comercial). Recentemente, a empresa ganhou uma licitação para construir 110 escolas municipais e José Augusto, engenheiro e dono da empresa, chegou a conclusão que não poderá resolver tudo sozinho, precisará de gente que contribua na parte de gestão de pessoas, uma vez que o foco dele será na obra, que é sua verdadeira especialidade. A empresa terá que contratar 2 mestre de obras, 1 eletricista e 3 encanadores para atender o novo contrato com o município. Acontece que suas filhas fazem parte da geração y, não atuam 40 horas semanais como deveria, apenas “aparecem” no final da tarde e o genro faz trabalho externo.
Agora, é sua vez de ajudar o Sr. José Augusto, que tem o perfil autoritário e vive entrando em conflito com as filhas. A sua missão será ajudá-lo a selecionar os cargos acima.
Se posicione como consultor de Rh. Você será responsável a ensiná-lo a gerenciar estrategicamente estas pessoas e preparar sua empresa para o futuro. Então, seu desafio será expor para o Sr. Augusto como deve deveria ser sua empresa e planejar a gestão de pessoas de forma que atenda as demandas do mercado. Ele te deu “carta branca” para organizar, contratar, avaliar e treinar.
Não esqueça que todo planejamento estratégico deve antever fatores de riscos e ações para eliminar ou minimizar transtornos. Vamos lá?
1. Contextualize um plano de gestão de pessoas de forma sucinta, expondo para o Sr. Augusto o que pode ser realizado para profissionalizar a gestão, organizando seus “familiares” de maneira que seja formalizado.
Inicialmente temos que apresentar para Sr. Augusto um modelos de planejamento para garantir a viabilidade da obra e também um modelo estratégico de gestão de pessoas conceitualizando a missão, visão e valores da organização, detalhando e definindo os níveis organizacionais tais como; o estratégico que é para definir objetivos e as metas a serem alcançadas, o nível táticos para verifica a viabilidade da implantação das ações como tecnologia, treinamentos e contratações, e o nível operacional que foca na execução da operação.
Traçaremos metas para entregar a obra em um prazo que não torne prejuízo a empreitada, sabemos que na construção civil, quanto mais rápido entregar o empreendimento maior será o resultado financeiro da empresa.
2. Elabore um organograma e explique as responsabilidades e atividades de cada cargo.
3. Realize um plano de recrutamento e seleção dos cargos no enunciado, explicando os métodos melhores de recrutamento e seleção. Lembre-se que mesmo com “carta branca” a empresa deve ter um quadro enxuto e estratégico.
O primeiro passo já temos que é a definição das vagas, que foi feita entre o RH e o gestor da obra e para onde o funcionário será direcionado.
Depois a definição dos salários para as funções desempenhadas pelos futuros colaboradores, gratificações, benefícios, plano de saúde, seguro de vida. Informações essas muito importante para que cada colaborador saiba a remuneração e benefícios que vão receber afim de que possa desempenhar suas funções de forma eficaz e satisfeitos. É contratando profissionais realmente que se interesse em trabalhar no projeto que se tem sucesso no objetivo.
Próximo passo é definir os meio do anúncios e divulgação das vagas, se vai ser por meios dos canais gratuitos, ou se será disponibilizado recursos para as divulgações através dos canais pagos, que esses tem mais estrutura para selecionar profissionais mais qualificados através de currículos.
Depois de analisar alguns currículos
...