A Gestão Estratégica de Pessoas
Por: Menezes 09 • 6/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Jorge Amado
Elom de Menezes Goes
Gestão Estratégica de Pessoas
Trabalho da Disciplina (AVA 2)
Salvador
2021
Empresa Spartaccus - Subsistemas de RH
Os dois subsistemas de rh a serem utilizados na empresa Spartaccus para auxiliar o Sr. José Augusto na gestão estratégica de pessoas serão a provisão (recrutamento e seleção) e aplicação de pessoas.
Na etapa de provisão de pessoas para empresa seria traçado o perfil profissional dentro das características que ela necessita para os cargos que precisam ser preenchidos, após isso seria divulgada as vagas para atrair os candidatos mais adequados para a função. Seriam analisados o perfil comportamental, qualificações acadêmicas, experiências profissionais, conhecimentos específicos e tecnológicos relacionados ao cargo e finalmente os melhores avaliados dentro do processo de recrutamento e seleção seriam incorporados como novos colaboradores da empresa no subsistema seguinte.
Na etapa seguinte seria utilizado o subsistema de aplicação de pessoas dentro da empresa onde os novos colaboradores seriam inseridos de fato na empresa, aqui as informações sobre suas funções na empresa, posições de trabalho, salários, benefícios ficariam bem claros e definidos. A fase seguinte seria de ambientação dos colaboradores dentro da empresa conhecendo os colegas de equipe e se integrando a cultura organizacional se alinhando aos valores, visão e a missão da empresa. O acompanhamento da adaptação dos colaboradores aos processos e ao funcionamento institucional de maneira geral é fundamental, desta forma é possível observar se os colaboradores estão comprometidos e ambientados com a empresa. Manter o diálogo, estar aberto a novas ideias, opiniões e avaliações é essencial para que os colaboradores se mantenham motivados. Treinamentos para utilização de sistemas e utensílios tecnológicos seriam de grande valia para a otimização do trabalho e finalmente a pontualidade de entrega das 110 escolas previstas em contrato.
Salvador
2021
Empresa Spartaccus - Fatores de Risco
Há dois grandes fatores de risco para a empresa que são o perfil autoritário do Sr. José Augusto e o fato de suas duas filhas situadas na geração Y não se encaixarem no perfil de trabalho proposto pela Spartaccus.
Primeiramente sugeriria ao Sr. José Augusto mudar urgentemente o seu perfil autoritário para um perfil aberto ao feedback dos colaboradores. Geralmente pessoas autoritárias costumam dar ordens de forma rude, usam o medo como forma de intimidar os colaboradores e não reconhecem os esforços dos mesmos, com isso o ambiente se torna tenso, os colaboradores ficam ansiosos, não se engajam no que a empresa objetiva e por consequência os resultados se tornam negativos, além de que podem haver a evasão de colaboradores talentosos.
...