A Gestão de Pessoas
Por: Fabrício Oliveira • 30/10/2017 • Seminário • 462 Palavras (2 Páginas) • 1.629 Visualizações
Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais[pic 1][pic 2]
Curso Administração de Empresas
ELISÂNGELA APARECIDA PEREIRA
FABRÍCIO SANTOS OLIVEIRA
Gestão de Pessoas II
CAMPOS GERAIS
2016
- Satisfazer uma necessidade é proporcionar motivação?
Segundo Maslow, satisfazer uma necessidade, sejam elas fisiológicas ou psicológicas, geram certo grau de motivação. Maslow explica da seguinte forma: enquanto uma necessidade de nível baixo não for bem satisfeita, o individuo não procurara satisfazer uma de nível superior, ou seja, partindo das necessidades físicas, que são as mais básicas, cada necessidade deve ser ao menos parcialmente satisfeita antes do indivíduo desejar satisfazer uma necessidade no próximo nível acima.
- Quando afirmamos que o processo motivacional é algo endógeno e não exógeno, o que estamos querendo dizer?
Motivação é um processo endógeno, pois é responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. A intensidade está relacionada à quantidade de esforço empregado. A direção refere-se a uma escolha qualitativa e quantitativa em face de alternativas diversas. E a persistência reflete o tempo direcionado à prática da ação, indicando se a pessoa desiste ou persiste no cumprimento da tarefa. Há três necessidades secundárias adquiridas socialmente: realização, afiliação e poder. Cada indivíduo apresenta níveis diferentes destas necessidades, mas uma delas sempre predomina denotando um padrão de comportamento. Desta forma, pessoas motivadas por realização são orientadas para tarefas, procuram continuadamente a excelência, apreciam desafios significativos e satisfazem-se ao completá-los, determinam metas realistas e monitoram seu progresso em direção a elas.
- Quais as linhas de convergência entre o modelo motivacional de Skinner e o de Vromm?
Segundo Skinner, um comportamento recompensado tende a ser repetitivo, ou seja, um individuo alcançou o sucesso de forma x, então, ele sempre procurara a forma x para se obter novos resultados. Já pra a teoria de Vromm e Rotter, isso varia de acordo com o que ele espera receber em troca.
- Defina os contornos de um líder situacional em conformidade com o modelo de Blanchard,
Um líder situacional: A administração de recursos humanos numa atitude proativa estuda, desenha e propõe os contornos de um sistema de liderança, onde devera ser aprovado diretamente pelo conselho da organização.
Modelo de Blanchard: o líder deve agir segundo o nível de conhecimento só seu liderado, assumindo papeis diferenciados de acordo com cada circunstancia ou situação que se lhe apresenta. Segundo ele ainda, “liderança situacional não é aquilo que você faz às pessoas, mas aquilo que você faz com as pessoas”.
- Se você tivesse que definir o perfil de um líder para a sua empresa, que características escolheria? Hierarquize-as por importância.
Usaria os 9 Cs:
- Criatividade
- Comunicação
- Caráter
- Coragem
- Convicção
- Carisma
- Competência
- Commom Sense (senso comum)
- Defina três pontos que diferenciam um líder de um chefe.
Chefe:
- Tendência a comandar
- Impor ordens
- Ser autoritário
Líder:
- Motiva sua equipe
- Conduz as pessoas
- E as inspiram.
...