A Gestão de Pessoas
Por: silvestresantana • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
RIO DE JANEIRO
2017
Para profissionalizar a gestão da sua empresa, tornando mais dinâmica, eficiente e colaborativa, podemos analisar as atribuições e expertises de cada colaborador, para que possamos assim, determinar um plano de gestão para a construtora familiar. Tal pano de gestão de pessoas, consistiria na formalização de processos e funções dentro da empresa, de forma que todos, sem exceção, saibam o que é esperado deles, assim como a alta gestão saiba o que se espera da empresa.
[pic 1]
[pic 2]
- Diretor Geral: Sr. José Augusto
Atribuições:
- Definir as políticas e objetivos específicos de cada projeto, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes, visando a otimizar os esforços para o alcance dos objetivos da construtora
- Manter contatos com a Prefeitura, especificamente o gestor da licitação desta, para uma possível melhoria no serviço prestado e até mesmo, solução de possíveis problemas contratuais e operacionais da licitação, visando sempre manter a satisfação do cliente e por sua vez, projetar uma imagem positiva, de forma que a Construtora possa, quem sabe, atuar em novos projetos dentro da cidade.
- Gerente de Projetos: Filhas
Atribuições:
- Visitar as obras periodicamente
- Realizar reuniões técnicas, de projetos e gerenciamento das obras, junto aos mestres de obras
- Apresentar relatórios diários sobre o andamento das obras ao diretor geral
- Gerente Comercial: Genro
Atribuições:
- Captar novos negócios em conjunto com o Diretor Geral
- Traçar um pano estratégico para a captação de novos negócios e novos parceiros para uma aliança estratégica.
Conclusão:
Visto que a Construtora Spartaccus é uma empresa familiar, entendo que os riscos, por exemplo, os de pedidos de demissão do corpo gerencia, são menores do que outras empresas.
No que tange a gestão organizacional, acredito que a divisão das creches municipais, por exemplo, das 110 escolas municipais, poderíamos dividir entre as duas irmãs, de forma que cada uma ficaria incumbida de gerir 55 escolas e ambas se reportariam ao Diretor Geral. Com isso, traria mais autonomia para as filhas do Sr. José Augusto e as tornariam ainda mais participativas na construtora. Seguindo neste mesmo entendimento, podemos adotar uma política de home office para ambas e elas seriam mensuradas de forma meritocrática, ou seja, seriam avaliadas conforme o desempenho de cada uma , trazendo para a cultura da empresa, mais arrojo, mais comprometimento, mais colaboração por parte de todos os funcionários, assim como engajamento e profissionalismo.
...