A Gestão de Pessoas
Por: lucas012 • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.883 Palavras (8 Páginas) • 147 Visualizações
LIDERANÇA
Atualmente no mundo a liderança é a chave para atingir os objetivos da organização, é extremamente necessário pessoas capazes para assumir estas posições, pois elas determinam o rumo da organização. A liderança nas organizações está evoluindo constantemente e é raro os casos das organizações, que não se preocupam com a liderança, todas procuram profissionais capacitados para assumir a gestão de pessoas.
De acordo com Chiavenato (2004), a liderança se faz necessária em todas as áreas da organização, ela é responsável em conduzir as pessoas para um objetivo. O administrador precisa perceber o potencial das pessoas e conduzi-las ao objetivo, isto é liderar.
Para Fiorelli (2004), a definição de liderança seria “a capacidade de exercer influência sobre as pessoas”.
Liderança é a forma de direcionar as pessoas, atrair seguidores, servir e influenciar de forma positiva, para se alcançar um objetivo em comum. Ser líder é um grande desafio, exige muita habilidade, paciência, dedicação, determinação, prontidão, respeito, compromisso, humildade e outras características indispensáveis que o ser humano deve possuir.
Segundo Soares (2009), quando se torna necessário preparar a organização para as mudanças, é preciso investimento em tempo e dinheiro na formação e desenvolvimento das competências de liderança. As organizações necessitam de líderes capazes de desenvolver plenamente seus recursos e potenciais.
O líder precisa estabelecer as metas a serem realizadas pela equipe, buscando atingir o objetivo da organização. O líder, reflete no comportamento dos seus liderados, ou seja, se sua gestão não estiver adequada para o negócio da organização, a equipe como consequência, não trará os resultados esperados. O comportamento do líder pode alterar o resultado do colaborador, porque as decisões os afetam diretamente pelo fato de serem operacionais. Geralmente se conhece o líder pelo comportamento de seus liderados.
Dentre os diversos tipos de líderes, Ervilha (2008, p. 55) destaca três:
O líder nato, aquele que nasce com esse dom, reúne características de personalidade e tem atitudes que fazem dele naturalmente um líder. O líder treinável, aquele que não nasceu com esse dom, mas tem algumas características e desenvolve outras com muito esforço e muito empenho. Muito aplicado, consegue o respeito de todos. E o líder formidável é aquele que nasceu com características de liderança e, além disso, é extremamente esforçado, treina e desenvolve habilidades, tornando-se um líder admirável.
Portanto para gestão de pessoas é fundamental o desenvolvimento de liderança, pois atualmente vem sofrendo diversas mudanças e como referenciado anteriormente, as organizações buscam líderes capazes de exercer a liderança, com intuito de direcionar os colaboradores ao objetivo da organização.
MARCA PESSOAL
Como será lembrada a sua marca pessoal?
Às vezes não percebemos o que formamos ao longo da trajetória, mas outras pessoas percebem quem somos, pelas nossas atitudes e ações. A marca pessoal é o registro que nos faz lembrar da pessoa, ou quando a vemos, instantaneamente buscamos da memória informações, sensações e conceitos sobre a pessoa. Isso pode ter seu lado positivo ou negativo.
Quando nos referimos à carreira profissional, a marca que a pessoa demostra na qualidade do seu trabalho, os resultados atingidos, seu comportamento, ação e reação, a acompanha por muito tempo, talvez na vida profissional inteira. Essas características permitem que você seja percebido e reconhecido como uma pessoa especial e importante em sua rede de contatos.
É a marca que implica segurança ao ser indicado para uma ótima oportunidade.
Como tornar-se uma pessoa marcante?
Neste exato momento, não existe marca zero. Todos nós já construímos uma história, com acertos e erros, e já possuímos uma marca. A pergunta inicial é: “Como você acha que as pessoas te veem?”
Podemos analisar pela posição que atuamos, feedbacks recebidos, conhecimento adquirido ao longo da trajetória, as pessoas que nos cercam, todos estes fatores nos levam ao reconhecimento da marca pessoal. Cabe a cada um reconhecer as características e os pontos fortes e fracos, que podem ser trabalhados para atingir uma melhoria contínua em sua marca pessoal.
A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS
Na comunicação ocorre uma troca de informações entre emissores e receptores da informação. Quando as informações são mal interpretadas, podem causar acidentes, catástrofes financeiras, ocasionadas por falhas na comunicação.
De acordo com Vieira Junior (2013), qualquer projeto começa com comunicação. O projeto pode surgir através de uma ideia, mas para convencer sobre a sua importância, dependerá de como a novidade será contada ao superior, por meio de uma conversa informal, reunião, apresentação ou e-mail, que são ferramentas comunicativas.
No ambiente de uma corporação, com pessoas de diversas formações, pensamentos, culturas e ideologias, a comunicação se torna muito mais importante do ponto de vista da sua correta utilização.
Segundo Cruz, et. al. (2016), a comunicação interna pode ser realizada, quando se tem uma informação e essa informação precisa ser repassada para as demais pessoas, através de treinamentos, metas, visão e objetivos da organização, conversas, diálogo entre gestor e colaborador. A informação deve ser transmitida de forma clara, com o objetivo de formar colaboradores eficientes e eficazes; as organizações estão apostando na comunicação interna como estratégia, para alcançarem melhor os objetivos desejados.
De acordo com Cruz, et. al. (2016), os gestores estão percebendo a importância de investimentos na comunicação, como estratégias e acreditam que neste processo, pode transformar uma organização. Para apostar na comunicação como estratégia, ela deve ser muito bem estruturada e ter em prática uma boa comunicação.
Segundo Matos (2014), uma ótima comunicação é uma condição essencial para a saúde orgânica da cultura de uma organização, que tem valores voltados para a unidade de ação e pensamento.
Para Matos (2014, p.139), “A comunicação integra os colaboradores aos objetivos da empresa”. Através da comunicação é possível deixar claro para o colaborador, os motivos de determinadas decisões tomadas e ao mesmo tempo, estimular os colaboradores a participar, ouvindo seu ponto de vista, sugestões e contribuições, fazendo que o colaborador se sinta valorizado e corresponsável no resultado da organização.
...