A Gestão de Pessoas
Por: viniciustinoco • 20/3/2019 • Trabalho acadêmico • 742 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
Uma reflexão didática sobre esse conceito, sobre seu modo de ser e suas relações. Dentro de suas limitações, há a preocupação em tentar superar algumas questões que impedem uma compreensão mais abrangente e lógica do complexo plano de ação a ser desempenhado. Essas questões se referem primeiro à concepção de um mero reflexo da base de gestão. Essa postura, além de basear-se numa separação entre direcionamento, projeto, pessoas, comercial, financeiro e produção, explica o papel atual de gestão, além de caminhar em linha com as demais estruturas que são tão essenciais para a operacionalização deste projeto.
Como consultor tenho uma proposta para reorganizarmos a estrutura da empresa com duas frentes de projetos, iremos abrir mão de um encanador para completar a equipe com mais um eletricista e apenas uma única gerencia comercial. A Spartaccus se encontra em um ramo extremamente concorrido, mas repleto de oportunidades. Com o crescimento do Mercado no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro, pudemos basear muitos dos nossos estudos nas informações de mercado, números e estatísticas disponíveis e levantadas até um determinado período. A Spartaccus deverá ter como foco principal de suas estratégias o uso racional e consciente da área de projetos, trabalhando com cautela sobre a gestão e a mão de obra para produção de sua atividade.
Essa estratégia será seguida fielmente durante os 4 meses do 1o quadrimestre, nos quais podem ser realizadas alterações de acordo com os eventos externos e demandas que possam surgir.
Reestruturamos a empresa nas seguintes áreas: Estratégia, Finanças, Comercial / Vendas, Projetos / Operações e Projetos / Pessoas. este item é considerado fundamental para o sucesso da empresa, desenhando a melhor estratégia, tomando como base o estudo em outras empresas do mercado no cenário nacional.
Organograma – Spartaccus
A diretoria da Spartaccus preza pelo trabalho em equipe, pelo compartilhamento de informações e transparência em suas ações. Neste sentido, as decisões são tomadas de forma conjunta, em reuniões semanais nas quais são analisados os resultados e alinhadas as ações a serem tomadas em seguida. Cada estrutura tem suas atribuições assim definidas:
Presidência: responsável pelo cumprimento do plano estratégico da empresa; por assegurar que as metas sejam atingidas e as ações da empresa estejam condizentes com sua missão, visão e valores. Representa a empresa perante os clientes, e demais stakeholders. Controla o orçamento da empresa; construir cenários de fluxo de caixa, balanço e DRE; responsável pelo planejamento financeiro, análise do cenário econômico, avaliação de oportunidades de investimentos e aplicações, além de buscar financiamentos, quando necessário. Tem como principal objetivo maximizar o retorno do valor investido.
Projetos / pessoas: responsável pelo planejamento de projetos, definição de melhoria e expansão do negócio. Recrutamento, seleção e treinamento; pela política de cargos e salários, benefícios e participação nos lucros e pela implementação de um modelo de avaliação por desempenho além de políticas motivacionais da empresa.
Projetos / Operações: responsável por apresentar planos
...