TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Jackson Gama Prado Júnior

Turma: 0221-1_6

Introdução

Com o aumento da demanda por participação humana intelectual no mercado de trabalho cada vez mais concorrido e dinâmico, o ambiente corporativo moderno passou a oferecer diversos desafios para os profissionais. O principal deles está no crescimento dentro das grandes empresas, uma vez que as equipes precisarão ser lideradas.

Mais profundo ainda está o debate sobre os diversos perfis de liderança e qual deles é o mais interessante para determinadas empresas, ou ocasiões. Defato não haverá um perfil que possa ser considerado perfeito, uma vez que todos terão seus pontos positivos e negativos.

Os perfis de liderança são dependem muito da personalidade, da formação acadêmica e experiência de cada um. Uma vez que até mesmo a criação que os pais dão para os filhos pode impactar no futuro líder.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Haja visto os diversos perfis de liderança, tendo seus pontos positivos e negativos intrínsecos ao modo de agir em determinadas situações, devemos atentar para suas principais características.

O pefil democrático é aquele que abre para os demais membros da equipe decisões relevantes. É um perfil bastante útil em equipes que os membros possuem bom entendimento das tarefas e principalmente os efeitos das escolhas. No entanto é um perfil que pode ser tido como indeciso em diversos momentos que necessitariam de uma postura mais incisiva.

O perfil autoritário se opõe ao democrático por conta de sua ação mais firme nas decisões e principalmente por se colocar sempre à frente puxando a equipe para mudanças relevantes. No entanto possui um ponto negativo muito forte quando possuem pessoas na equipe que não apresentam os resultados esperados, sendo mais intransigentes quando o assunto é entrega de indicadores.

Com um perfil muito semelhante ao autoritário no que diz respeito às entregas, o marcador de ritmo vem sempre puxando o alto desempenho da equipe, sempre voltado aos resultados expressivamente rápidos e com sua postura que o faz liderar pelo exemplo. Trazendo como ponto fraco a semelhança em ter dificuldade para trabalhar com pessoas mais lentas.

É possível ainda trazer o perfil de liderança que busca centralizar as decisões nas mãos do próprio líder, tendo em determinados momentos uma postura mais impositiva. Um perfil muito útil com equipes imaturas, ou colaboradores mais problemáticos que exigem mais controle. Como pontos negativos estão a facilidade em desestimular a equipe por conta de serem mais voltados para os feedbacks negativos, fazendo cair inclusive a produtividade em caso de atividades mais complexas.

Em se trantando de equipes maduras, os perfis de liderança que encaixam bem são aqueles mais liberais que costumam delegar o poder para um ou mais membros do time, fazendo com que as equipes se tornem autogerenciáveis. No entanto, caso não haja um acompanhamento eficaz o resultado das atividades pode sair do controle e ser prejudicado.

Os perfis visionário e inspirador são ideais para equipes bem motivadas e altamente capacitadas, principalmente para projetos de longo prazo. No entanto ambos podem perder para seus próprios egos, uma vez que visam muito o status dentro da corporação, podendo deixar de lado as opiniões dos seus liderados e assim, acabar por desmotivá-los.

Os perfis mais comuns à frente das equipes no mundo corporativo são os líderes autoritários, centralizadores e coercitivos. Principalmente em empresas menores. No entanto, quando a análise passa a ser feita nas grandes corporações observa-se uma crescente nos perfis liberais mais visionários. Por conta do alto nível dos membros das equipes que de maneira natural repelem perfis mais rígidos.

Considerações finais

Após entender os pontos positivos e negativos dos diversos estilos de liderança, fica claro que nenhum deles será perfeito. O que deve ficar de lição é que, independente do perfil, todo líder deve, inicialmente, saber liderar a si próprio. Além de ser aberto ao aprendizado e manter estudos constantes na área de atuação.

A confiança e segurança no próprio potencial deve estar presente no perfil de qualquer pessoa que deseje ocupar a cadeira de um líder e ainda ter uma visão empreendedora, pois a liderança faz ligação direta com a tomada de decisão estratégica comum a qualquer empreendedor.

As características que serão independetes do tamanho das empresas, ou equipes, serão sempre a capacidade de adaptação e a resiliência dos líderes para contornar os desafios e conseguirem explorar o que de melhor seus colaboradores poderão oferecer. Trazendo como principal norte orientador o respeito às diferenças de ritmos e entregas de cada membro do time.

Referências bibliográficas

CONHEÇA os 10 perfis de liderança mais comuns. Fábio Bandeira, 2010. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns. Acessado em: 14 de mar de 2021.

GOLEMAN, Daniel. Liderança.10ª reimpressão, 2014. Rio de Janeiro: Editora OBJETIVA, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (342.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com