A Gestão de Pessoas
Por: lucas.valentin • 10/2/2022 • Trabalho acadêmico • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 206 Visualizações
Universidade Federal do Espírito Santo
Aluno: Lucas Aleixo Della Valentina 09.12.2021
Matrícula: 2019109211
Professor: Marison
Exercícios Gestão de Pessoas
- Aborde sobre os quatro vetores que derivam a GP.
R: O primeiro vetor é do desenvolvimento tecnológico e dos valores sociais predominantes em cada época; Trazendo para atualidade podemos ver a temática referente ao processo de robotização das empresas e o papel do trabalhador perante essas inovações.
O Segundo é das teorias organizacionais e comportamentais existentes; Temos por exemplo a teoria contingencial que pretende coordenar os princípios básicos da administração que são as atividades, estruturas, tecnologia e meio ambiente.
O terceiro vetor é das configurações empresariais, que se estruturaram de diferentes maneiras ao longo do tempo; No século XXI vemos uma crescente participação das pessoas nas empresas. A comunicação aberta e fluida tornou-se necessária nas organizações.
E o último é referente as formas de organização do trabalho em cada época e lugar. Vemos um aumento significativo do home-office e com isso a necessidade de adaptação da gestão de pessoas.
- Relacione os fatores entre informação e globalização, e suas influências na Gestão de pessoas.
R: A informação é algo de extrema importância para o ser humano, desde a era industrial (por sua vez geraram uma nova classe de trabalhadores, aumentou o numero de pessoas com acesso a educação. Começaram os problemas de desemprego, surgiu o materialismo e a decadência das famílias acelerou) vemos uma busca incessante por técnicas que buscam aumentar a produtividade. Porém, a partir da Era do conhecimento até a era da consciência podemos pontuar um aumento da inserção entre as pessoas devido aos avanços tecnológicos e a globalização.
A globalização contribuiu com a mudança cultural na qual o conhecimento da informação se transformou em um bem de grande valor. Nesse contexto o capital intelectual vem se tornando a peça chave para as organizações, como as empresas agem para que tenham o máximo de pessoas capacitadas com conhecimentos e sua adequada aplicação que permitem captar informações e transformá-las em oportunidades de novos produtos e serviços. Com a globalização, e o avanço tecnológico, as empresas estão investindo em capital humano com o objetivo de ter retorno mais rápido.
- Escolha duas forças/fraquezas do modelo de desenvolvimento e analise as consequências tanto para as pessoas quanto para as organizações.
R: Forças: Elevado desenvolvimento tecnológico e crescente consciência ecológica.
Com o avanço tecnológico vemos o aumento das empresas sustentáveis, que são aquelas concebidas, ajustadas e geridas para que sejam perene, para que colabore com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida e para que deixe uma contribuição positiva no progresso da humanidade. Para tanto, os seus empreendimentos não podem esgotar recursos e possibilidades ocasionalmente disponíveis sem que possam ser substituídos ou sucedidos por outros que garantam a continuidade dos objetivos permanentes da empresa, de seus colaboradores, de seus fornecedores, de seus acionistas e da sociedade em geral. Temos como exemplo, o Ifood, que busca dar retorno a sociedade a partir de iniciativas que não agridam o meio ambiente e contribuam para o desenvolvimento da sociedade, como o uso de embalagens recicláveis e a diversificação da mão de obra.
Fraquezas: Consumismo e recursos naturais escassos.
A exploração dos recursos naturais em nome do consumismo está destruindo o nosso planeta e sabemos que o meio ambiente tem um limite, ele é finito, limitado, e a cada dia que passa consumimos mais do que necessitamos, a aceleração desse consumismo nos leva a destruir florestas, rios, entre outros recursos naturais que estão cada vez mais escassos. O acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, a erosão do solo, o desmatamento das florestas, a diminuição da biodiversidade e as mudanças climáticas impactam a vida das pessoas e consequentemente das organizações.
- Aponte algumas Características do ambiente de negócio que estão associadas com a Tecnologia da Informação e a atuação da GP. Justifique e exemplifique.
R: A Tecnologia da Informação se tornou o esteio aos processos empresariais, permitindo operações digitais e ações adequadas às mudanças no cenário mercadológico, que ocorrem constantemente. No ambiente dos negócios, a revolução digital é ferramenta transformadora dentro desse panorama, pois administrar a Tecnologia da Informação é dar apoio sustentável aos indivíduos das organizações, independentemente de cada área de atuação. Todos estes avanços passaram a fomentar a necessidade de humanização do andamento produtivo, pois os empregados agora desejam melhores condições de trabalho, bem como maior participação nos processos.
A gestão rígida e necessariamente piramidal das primeiras indústrias foi se desdobrando em configurações mais participativas e aderentes às demandas das pessoas envolvidas, torando o processo mais humano.
A humanização dos processos apenas avança, em especial nas empresas de serviços, onde há um grande grau de liberdade e a constante busca pela satisfação do funcionário na atividade executada.
- Argumente criticamente (a favor e contra) sobre as NFOT e seus impactos na GP relacionados com a Tecnologia da Informação.
R: A ênfase das NFOT está na perspectiva holista, na divisão das tarefas, na importância dos conhecimentos e capacidades especificamente humanos, na utilização da tecnologia como meio para melhorar as qualificações e as competências e na autonomia das equipas de trabalho e dos indivíduos. Porém vemos um aumento na hierarquia, na flexibilidade, no controle do ritmo de trabalho e nas competências. Por exemplo, o processo de “uberização” que se refere a uma nova forma de controle e gerenciamento do trabalho. De modo sucinto, o cerne dessa nova forma está na possibilidade de você transformar o trabalhador em um pequeno empreendedor de si próprio, em um autogerente, porém sendo desprovido de qualquer direito, proteção e garantia em relação ao trabalho dele. Transforma-se o trabalhador em um trabalhador just-in-time e o mantém inteiramente disponível ao trabalho e passa a remunerá-lo exatamente pelo que ele produz.
...