A Gestão de Pessoas
Por: andersonmgeb • 8/11/2022 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 80 Visualizações
1) A partir de 1930, na fase legal da Gestão de Pessoas, ocorreram significativas alterações nas relações de trabalho devido as intervenções do governo de Getulio Vargas nas questões trabalhistas. Considera-se nesta fase que a natureza do trabalho era legal, disciplinadora, punitiva e paternalista.
A) Comente cada uma das características acima.
O responsável pela administração de pessoal era um profissional que se importava com atividades, burocráticas e disciplinares, não se importava com a integração, produtividade e bem estar dos trabalhadores. Era basicamente um administrador de papeis e não de pessoas.
A partir desse tempo o poder que anteriormente era exercido pelos feitores, passa a ser dos chefes de pessoal sobre os empregados pelo domínio exercido sobre as regras e normas jurídicas impostas pela CLT.
B) Quais os importantes acontecimentos ocorreram nesta fase? Comente.
Nesse período foi criado o ministério do Trabalho, da Industria e do Comércio para tratar de questões trabalhistas, o Departamento Nacional do trabalho com a finalidade de promover medidas de previdência social e melhoria nas condições de trabalho.
Sobre o aspecto legal, a CLT introduziu a Carteira Profissional, regulamentou o horário de trabalho, definiu o direito de férias dentre outros.
2) Dependendo da organização a área de gestão de pessoas pode estar em diferentes níveis na estrutura da organização, podendo estar inclusive em nível de assessoria. Nesse caso podemos dizer que a administração de pessoal é "responsabilidade de linha e função de assessoria ou staff "
A) diga o que significa a frase "administração de recursos humanos como responsabilidade de linha e função de staff.
Cada chefe de área ou setor administra o seu pessoal dentro de usa área de atuação, podendo tomar decisões no que diz respeito a seus subordinados, sendo ele quem decide quem admitir, quem será promovido, avalia desempenho...
Para que aja uma uniformidade na atuação dos chefes é necessário um órgão de staff, de assessoria e consultoria a fim prestar as devidas orientações à chefia a respeito das normas e procedimentos sobre como administrar seus subordinados.
3) Vimos que o empowerment e o downsizing são ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas atualmente.
A) Diga o que é empowerment.
É um modelo de gestão descentralizada que concede poder e autonomia aos colaboradores, dando a eles liberdade na tomada de decisões e gerenciamentos de suas tarefas e responsabilidades.
B) Diga o que é downsizing
É uma técnica que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.
C) Comente a relação que pode haver entre os dois.
Observamos que no empowerment existe concessão da autonomia aos colaboradores, já no downsizing busca-se a desburocratização, a redução de custos e a rapidez na tomada de decisões.
...