A Gestão de Pessoas
Por: 120191 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 126 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho são apresentadas informações referentes ao comércio varejista, enfocando o segmento de autosserviço – supermercados. No mundo globalizado e informatizado em que as empresas vivem, cada vez mais nota-se a importância da utilização de novas tecnologias de compras e da implantação de técnicas mais vantajosas que busquem a integração entre clientes e fornecedores, para melhorar a qualidade de serviços ou produtos. Agora que as facilidades de comunicação estão cada vez mais presentes em todo o mundo, as empresas podem adquirir tecnologia, bens e informações com maior facilidade, apenas acessando um sistema informatizado. No entanto, aspectos como a localização geográfica e a atuação em conjunto também representam facilidades quando se fala na aquisição de produtos ou matérias-primas, o que significa também maior poder de barganha e maior competitividade no mercado.
DESENVOLVIMENTO
Fundado em 1987, O supermercado Via Minas, é uma das empresas muito atuante na cidade de Santa Luzia/MG, com 205.666 habitantes.
Quando iniciou era uma pequena loja, situada na Rua Silva Jardim. Funcionavam apenas com os donos que eram dois irmãos e mais quatro funcionários, onde todos da cidade chamavam de armazém do Pila. Eles deram continuidade no que o pai já desenvolvia há vários anos, em sua residência, com u pequeno armazém. À medida que os anos passavam, eles cresciam um pouco mais.
Em 2001, com o armazém já bem conhecido, conseguiram comprar um terreno na Av. Raul Teixeira da Costa, bem no centro da cidade. Ali construíram um supermercado enorme. Em 2003, inauguraram o novo supermercado que deixou de ser um simples armazém do Pila, e passou a se chamar VIA MINAS, com sua política de preços baixos e moderna tecnologia de informação sustentando eficiente logística de aquisição e distribuição. A principal proposta do Via Minas é a capacitação e o desenvolvimento de seus líderes e colaboradores, e o melhor atendimento aos seus clientes. Os esforços dos donos e colaboradores estão sempre voltados para a criação de um ambiente propício ao crescimento socioeconômico. Para isso, estão sempre desenvolvendo atividades, onde o cliente também sai ganhando, considerando a valorização humana, a capacitação e a criação de oportunidades para toda a comunidade.
Busca também melhoria contínua dos seus processos operacionais com a finalidade de gerar economia de recursos e aperfeiçoar bens capitais, humanos e naturais. Tudo isso sem se esquecer da causa da preservação do planeta e do desenvolvimento de uma cultura ambiental por meio de investimentos em práticas ecologicamente corretas, que causam menos impacto ao meio ambiente.
Escolheram este local para funcionar, pelo fato de ser na parte central da cidade, no bairro onde foram criados e onde já são bem conhecidos por toda a comunidade. Resolveram usar uma estratégia operacional econômica, para um desenvolvimento e crescimento melhor da empresa, pois, a cidade vem crescendo e se desenvolvendo rapidamente, vêm surgindo redes de supermercados maiores na região e eles não poderiam sumir do mercado. Afinal é uma empresa familiar, e eles precisam do sustento de suas famílias.
ADMINISTRATIVO DA EMPRESA
A área administrativa do Supermercado Via Minas é totalmente estruturada.
Recursos Humanos – Planejamento - Recrutam pessoas e Elaboram metas,
Organizam os cargos, salários e sempre oferecem treinamentos e condições melhores de trabalho aos funcionários. Existe um controle de custos e qualidades, supervisiona o controle de produtividade diariamente, analisando todas as atividades realizadas no sistema de produção e eliminam aquelas que não agregam valor ao produto. Identificam o que acrescenta valor ao produto para o cliente e em seguida o que não acrescenta valor.
MARKETING
A empresa percebeu que saber planejar é essencial para se ter sucesso. Entendeu que o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que ela possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos. O resultado tinha que propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores. Quando chegou à cidade, uma rede maior que a deles, o Epa Supermercados, teve que adotar novos métodos para o marketing da empresa. Com isso optou por um Marketing tático, onde foram definidas as ações práticas do planejamento. É especificada, em detalhes, as características do produto a ser ofertado, seu preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao mercado-alvo. Usando também um marketing estratégico onde a empresa define o modo como quer ser percebida e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo de planejamento do seu marketing, pois busca definir os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar seus concorrentes. A elaboração de um plano de marketing permitiu à empresa ser eficaz tendo foco e objetivos definidos e eficientes estratégias e ações práticas no mercado onde escolheram para atuar. Geralmente nesse ramo que escolheram, a empresa costuma ter uma boa quantidade de clientela, onde a tendência de compras de seus maiores produtos que é o alimento é necessária na vida de cada um. Essa é uma estratégia fundamental do marketing na empresa, porque consideram que analisando a situação, o cliente tem que se alimentar diariamente.
COMUNICAÇÃO- EMPRESA X EMPREGADO
Há algum tempo atrás, a comunicação empresarial era totalmente voltada para a comunicação externa. Os empregados eram os últimos a saberem dos negócios e acontecimentos da empresa, não se falava nada com os empregados. Mas o ambiente profissional mudou muito, e o funcionário de hoje também mudou em termos de valores e necessidades. As expectativas em relação a realização profissional aumentaram e os funcionários querem entender e participar da empresa que trabalham. O ambiente está cada vez mais complexo e competitivo e pressiona ainda mais os funcionários, exigindo um esforço maior na área da comunicação interna. E as empresas têm que acompanhar essas mudanças para sobreviverem no mercado, afinal a comunicação é uma atividade indispensável para o funcionamento de todos os processos organizacionais.
...