A Gestão de Pessoas no Setor Público
Por: Mabel Linhares • 30/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.364 Palavras (6 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Disciplina: Gestão de Pessoas no Setor Público.
Aluno: Mabel Joas de Moura Linhares.
Matrícula: 16113110106
Polo: Três Rios.
Ad 2.
Unidade 3.
1) Incentivo é um conjunto de fatores que motivam as pessoas a assumirem cargos e funções no setor público, nem sempre implicando valor monetário. A remuneração é apenas um destes fatores capazes de incentivar o indivíduo a ingressar na organização. Faça uma análise resumida dos outros seis fatores de incentivo apresentados no livro que estimulam um indivíduo a trabalhar em uma organização.
R: Poder: em suas atribuições e no desempenho de suas atividades o funcionário público represente o Estado o que lhe confere poder de decisão e autoridade.
Status: os detentores de cargos públicos os ditos funcionários públicos, são respeitados pela sociedade por isso, o que lhe confere um certo status, fator que contribui para o ingresso no setor público.
Cargo: traz satisfação ao detentor do cargo público devido sua importância dentro do contexto social e econômico.
Realização Profissional: do ocupante de cargo público é exigida competência, atualização e especialização, impondo ao funcionário desafios e a necessidade de adquirir maior conhecimento de suas funções.
Realização pessoal: é alcançada na medida que seus objetivos pessoais são realizados, seja através de bens adquiridos ou objetivos alcançados.
Segurança: os cargos públicos possuem estabilidade o que confere segurança financeira ao detentor do mesmo.
2) De acordo com Bohlander, Snell e Sherman (2003, p. 310), benefícios são “[...] uma forma indireta de remuneração destinada a aprimorar a qualidade de vida profissional e pessoal dos funcionários”. Quanto aos objetivos dos benefícios, quais podem ser os três tipos de classificação que eles se enquadram?
R: Assistências, recreativos e supletivos.
3) Conceitue Remuneração Estratégica no Setor Público e apresente as dificuldades para sua implementação.
R: A remuneração estratégica consiste em reconhecer financeiramente os funcionários conforme sua importância para a organização, uma remuneração diferenciada da tradicional por considera as habilidades, competências e o desempenho do profissional.
4) O processo de treinamento possui basicamente quatro grandes, etapas: levantamento das necessidades, planos e projetos, execução do treinamento e avaliação dos resultados. Após leitura desta seção no livro apresente um resumo destes conceitos.
R: Levantamento das Necessidades: fase de diagnóstico da necessidade de treinamento, em a intenção de alcançar seus objetivos, essas etapas são divididas em três análises; análise da organização, das tarefas e das pessoas.
Planos e Projetos de Treinamento: responde o questionamento Qual a melhor forma de treinar? O que ensinar? Como ensinar? Onde? Quem a organização deve treinar e quais as características? Definindo assim o público alvo. Tudo esse processo é respondido após o diagnóstico feito.
5) O Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) identifica as competências necessárias que uma organização precisa desenvolver para alcançar seus objetivos, onde a competência dos indivíduos são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que eles devem apresentar para desempenhar sua função, bem como identifica os indivíduos que necessitam de treinamento por não apresentarem esses Competências (CHA) desenvolvidas.
Para realizar o LNT, a análise é dividida em três etapas. Apresente um resumo destas análises.
R: Análise da Organização: conhecer a organização, obter Informações irrelevantes sobre a organização como valores, missões, clima organizacional, objetivos,com a intenção de saber qual tipo e qualificação de profissionais ela precisa e seus respectivos CHAs.
Análise das Tarefas: fazer um levantamento das atribuições e responsabilidades do cargo.
Análise das Pessoas: após a análise das tarefas a organização tem as ferramentas necessárias para selecionar pessoas com CHAs necessários para exercer os cargos.
Unidade 4.
6) Conceitue avaliação de desempenho do ponto de vista organizacional.
R: Este tipo de avaliação é uma ferramenta que avalia o indivíduo e o grupo de trabalho como suas habilidades pessoais, profissionais e verifica a utilização adequada dos processos organizacionais para o crescimento dos servidores assim como também da organização.
7) Os gestores têm a responsabilidade de alinhar a avaliação de desempenho às estratégias organizacionais. É comum nas organizações que não fazem esse alinhamento usá-la com fins limitados e muitas vezes equivocados. Sendo as possibilidades de uso dos dados e das informações obtidas nos processos de avaliação de desempenho variadas, quais são estas possibilidades de uso estratégico dos instrumentos de avaliação de desempenho apresentadas no livro? Importante: com suas palavras, apresente um resumo.
R: O gestor público deve utilizar as informações obtidas na avaliação de desempenho como estratégia organizacional, tal avaliação deve ser usada com a finalidade de ajudar a empresa a colocar as pessoas certas nas funções certas e não punir quem não atingir a meta, muito menos beneficiar aqueles que cumprem, e sim abastecer com informações a organização sobre seus recursos humanos e de que forme seria mais adequada sua utilização, decidir onde, como e quando utilizá-los de acordo o contexto organizacional e a visão do gestor, de modo a elevar o crescimento organizacional e alinhar a capacidade individual de cada colaborador com as metas da organização elevando a eficiência, e desenvolvimento e o crescimento da mesma.
...