A Gestão de Recursos Humanos
Por: Paulapaulini • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.580 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Administração | |||
Tutor: | Tania Mara Pinto de Sousa | RA: | 8035229 |
Aluno (a): Ana Paula Paulini |
| Turma: | 4° sem |
Unidade: Claretiano- Polo Batatais-SP |
Atividade...
- Administração Cientifica:
A administração cientifica é um modelo criado por Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e inicio do século XX que se baseia no método cientifico no intuito de garantir o melhor custo e beneficio aos sistemas produtivos. O panorama na época das empresas seria:
- Método de trabalho confiado ao empregado;
- Baixa produtividade;
- Sistema falho de incentivo;
-Supervisão e controles deficitários;
- Falta de padrão da organização do trabalho.
Com isso Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.
O proposito de Frederick W. Taylor com administração cientifica era garantir a máxima eficiência ao empregador e também a prosperidade ao empregado. Desse modo, estabeleceu quatro princípios da administração cientifica que são:
- Planejamento: efetivar a função de planejar as ações de trabalho;
-Preparo: treinar e capacitar a mão de obra. Também necessário aperfeiçoar máquinas, equipamentos, matérias-primas e arranjo físico;
-Controle: auditar o trabalho e confronta-lo com os parâmetros estabelecidos, e para tanto, a gerencia deve colaborar com os seus subordinados;
-Execução: atribuição das tarefas e aos limites de responsabilidade estabelecidos aos executores.
Por sua vez, ele entendia a s técnicas de eficiência serviam para colocar em praticas os princípios da administração cientifica. Para ele era necessário ter em uma empresa ênfase da tarefa, organização racional, divisão de tarefas, simplificação, especialização e tempos e movimentos.
Há varias criticas, mas para Chiavenato (1996) fez algumas criticas a administração cientifica como: o mecanismo da administração cientifica, a superespecialização do operário, a visão microscopia do homem, a ausência de comprovação cientifica, a abordagem incompleta da organização, a limitação do campo de aplicação, a abordagem prescritiva e normativa e a abordagem de sistema fechado.
-Administração Clássica:
A Administração Clássica foi idealizada por Henri Fayol com intuito de ter ênfase na estrutura organizacional, foco na eficiência, sistema fechado, entre outras. As atividades foram desenvolvidas por meio de estudos embasados em princípios e técnicas estabelecidas que pudessem ser uteis para apoiar os usuários em tarefas administrativas em qualquer segmento empresarial. São elas:
- Técnica;
-Comercial;
-Financeira;
-Contábil;
-Segurança;
- Administrativa.
Com o processo administrativo, está dividido nas funções de planejar ( examinar o futuro e elaborar um plano), organizar (montar uma estrutura humana e material), comando (manter o pessoal em atividade em toda a empresa), coordenação ( reunir, unificar e harmonizar toda a atividade) e controlar ( cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens).
De acordo com Fayol, o dirigente deve possuir atributos mentais, físicos, morais, aliados a uma educação universal, ou seja, desenvolver o entendimento de diversos assuntos daqueles relacionadas as atividades especificas do cargo exercido.
Com a finalidade de nortear a competência administrativa, Fayol classificou diversos princípios de administração conquistados durante a carreira, são eles:
- Autoridade e responsabilidade: o chefe deve possuir a autoridade estatutária e pessoal. A primeira é inerente á própria função, a segunda é a inteligência, do saber, da experiência e do valor moral.
- Disciplina: obediência, na assiduidade, na atividade e nos sinais exteriores de respeito.
-Divisão de trabalho: redução dos objetivos sobre os quais se concentram a atenção e esforço.
-Unidade de Comando: execução de qualquer ato.
-Unidade de direção: conjunto de operações que visam ao mesmo objetivo.
- Interesse Geral: não deve estra acima do interesse da empresa.
- Renumeração do pessoal: contraprestação devida e paga pelo patrão ao operário.
-Centralização: equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão no chefe.
-Hierarquia: os funcionários do escalão superior possuem autoridade sobre os que ocupam cargos de media gerencia.
-Ordem: ou organização, é principio que ressalta a necessidade de se determinar um lugar para cada coisa.
-Equidade: os funcionários precisam estar motivados para desempenhar suas funções com produtividade.
-Estabilidade do pessoal: manutenção do pessoal como forma de promover o seu desenvolvimento.
-Iniciativa: consiste na possibilidade de conceber um plano e executa-lo.
-Espírito de equipe: união do pessoal se concretize.
-Relações Humanas:
A teoria das relações humanas foi proposta inicialmente poe Elton Mayo, com base na experiência de Hawthorne, foi uma reação de oposição ao tradicionalismo da teoria Clássica.
...