A Gestão de Recursos Humanos
Por: Efeito Doppler • 2/4/2020 • Trabalho acadêmico • 4.590 Palavras (19 Páginas) • 101 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Leidimar Rodrigues Pompillio RA: 0506906
Renata Marchi Pires Miguel RA: 0511712
Rosimeire da Silva Almeida RA: 1808145
Carina da Silva Gomes RA: 1932252
Ezequiel da Silva RA: 1932230
GRUPO RENAULT
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
SORRISO MT
2019
RESUMO
Na atualidade, as empresas precisam estar atentas para não perderem espaço no mercado. É preciso observar os movimentos ao seu redor, as mudanças de clima, de comportamento, de olho na concorrência e sempre buscar inovar, mas sem se esquecer das teorias e metodologias existentes, conhecidas e que trazem bons resultados. Este trabalho consiste em identificar a correta aplicação das metodologias dos autores: Vieira (2013), Silva (2012), Rao (1997), Andrade 2009 e Chiavenato, utilizadas nas áreas de contabilidade, gerenciamento de pessoas e estatística aplicada da empresa RENAULT/SA. A coleta de dados foi feita baseada em sites que são alimentados pela própria empresa RENAULT. Assim, este trabalho tem como objetivo, analisar os dados coletados, abordando a correta aplicação das metodologias dos autores citados, com foco na ação da “correta empregabilidade”.
Palavras – chave: Contabilidade. Estatística aplicada. Gestão de pessoas.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ...............................................................................................04
2.GERENCIAMENTO DE PESSOAS ...............................................................05
2.1. Sistemas da administração de recursos humanos................................08
3.ESTATÍSTICA APLICADA ................................................................................. 10
3.1 Fases do método estatístico.....................................................................11
4.CONTABILIDADE ...............................................................................................13
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................22
6.REFERÊNCIAS ...................................................................................................23
1 - INTRODUÇÃO
Este presente trabalho é sobre a história da Renault, mais concretamente sobre a empresa Renault S.A, uma empresa francesa responsável pela fabricação de veículos, fundada em 25 de fevereiro de 1899 por Louis Renault. Produz desde automóveis pequenos e médios, vans (Furgões), ônibus (autocarros) e caminhões. A Renault ganhou muitos prêmios internacionais, entre os mais importantes foi o carro do Ano na Europa. A fábrica possui mais de 20 anos, aonde sua história foi construída com base na compreensão de estilos de vida, movida pelo desejo de fazer das pessoas a principal fonte de inovação, trazendo sempre novos veículos, tecnologia e serviços com um único propósito, facilitar a vida das pessoas.
2 - GERENCIAMENTO DE PESSOAS
- Ciclo motivacional
O ciclo motivacional tem o principal objetivo manter os colaboradores de uma determinada empresa motivados. Acreditando que um profissional após motivado terá mais desenvolvimento no trabalho, sucesso ao realizar suas funções, e com isso poderá se destacar e evoluir dentro da empresa.
Para entendermos mais sobre o ciclo motivacional e como ele funciona, dividimos ele em partes. Sendo elas:
- Equilíbrio interno
- Necessidade e estímulo
- Tensão
- Ação e comportamento
- Satisfação ou frustração
- Volta para o início – ou seja: equilíbrio interno
Estudar e entender o ciclo motivacional é entender como cada colaborador se comporta com os estágios ali presentes. Um exemplo e a tensão que quando não resolvida da maneira correta, pode acabar virando frustação e prejudicando a motivação do colaborador e consequentemente os resultados da empresa. Em situações como essa o gestor deve agir e oferecer suporte necessário ao colaborador. A motivação pode ser trabalhada por meio desenvolvimentos e treinamentos para colaboradores. Afim de que os profissionais aprendam a trabalhar com tensões, evitem as possíveis frustações e alcancem a satisfação e o sucesso.
- Barreiras para a motivação
Apresentamos aqui etapas do ciclo motivacional, com compensação ou frustação, quando não há possibilidade de satisfação da necessidade.
- Equilíbrio interno
- Estimulo ou incentivo
- Necessidade
- Tensão
- Barreira
- Outro comportamento derivativo
Entendendo que nem sempre a necessidade pode ter como resultado a satisfação, existem três obstáculos que podem substituir negativamente a satisfação, sendo eles:
Frustação: perder um cliente para uma concorrência, ou não ter uma meta dada atingida.
Conflito: ter que fazer uma conflitantes decisões, como ter que escolher entre o trabalho e a família.
Ansiedade: pressão do próprio trabalho, da competitividade ou até mesmo da falta de motivação.
Um indivíduo no decorrer de sua trajetória ira se deparar com inúmeras barreiras naturais que trabalharão contra a satisfação de suas necessidades.
Alguns exemplos delas são:
- Demandas da família, necessidade de se fazer mais presente na criação dos filhos, ter mais lazer.
- Influência de colegas, pessoas que cobiçam estar em seu lugar e dizem coisas contrarias afim de desmotivar.
- Estado de energia interna, problemas de saúde, perda recente de uma pessoa ou bem pessoal ou financeiro, desilusão pessoal.
Entre outros...
Uma barreira encontrada na empresa estudada é a competitividade, devido ser um mercado tão em alta nos dias de hoje o número de concorrentes acaba sendo grande e poderosos. A competitividade quando não trabalhada da maneira correta, junto com a motivação e treinamentos pode gerar frustações, tanto para os colaboradores como a empresa.
...