A Gestão de Redes
Por: seedsousa • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância-ADI
Período – 2018/2
Disciplina: Gestão de Redes e Cooperação na Esfera Pública
Coordenadora da Disciplina: Isabel Cabral
JEFFERSON ADRIANO SOUZA MARTINS
Matrícula: 15213110402
QUESTÃO 1 (1 ponto): Defina Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública
De acordo com a pag.15 – Gestão é considerada, como definição, administração que é a união de elementos, normas e atividades funcionais. Estes são capacitados a fim de adquirir produtividade e eficiente para atingir um denominador comum.
QUESTÃO 2 (1 ponto): O que são Redes de prestação de serviços públicos?
As Redes de Prestação de Serviços Públicos são o s conjuntos de várias
Organizações que realizam atividade e m prol da sociedade, ou seja, são organizações que prestam atendimento para a sociedade, para assim, alcançar o Bem- Estar Social.
QUESTÃO 3 (1 ponto): De acordo com Malmegrin (2011, p. 19) existem conceitos múltiplos para redes. Com base no livro e dentro do escopo da disciplina define as redes de Cooperação na Esfera Pública?
Conforme exposto na pag. 19 – Através das Organizações, democraticamente, as redes têm a capacidade de unir diversos indivíduos, de forma participativa, por intermédio de suas necessidades colaborativas, elas podem ser mantidas por meio de cidadãos que os compõem. Entre as redes ocorrem parcerias que juntam forças para um bem comum, ou seja, envolvendo entes autônomos que trabalham em prol da coletividade e de um mesmo objetivo.
QUESTÃO 4 (1 ponto): Com base no capítulo sobre Redes de Cooperação na Esfera Pública (da página 18 até a 32), ou seja, com base no que você leu, quais são as características das redes?
Como consta na pag. 20 –Existem 3 características - ação orientada para lógica coletiva; estabilidade temporal; e flexibilidade de arranjos. Existindo até três perspectivas que variam, temporalmente, na conclusão de cada objetivo.
QUESTÃO 5 (1 ponto): Defina capital social (em até 3 linhas).
Na pag. 21 define – Artifícios de uma Organização Social que é capaz de coordenar e ajudar para o bem de todos envolvidos, através de redes, normas e confiança. Esse benefício, tanto internos quanto externos, atrelados ao mecanismo dessas Organizações obteve importância e prestígio científico social, de forma prática ou teórica.
QUESTÃO 6 (1 ponto): Objetivos e ganhos sinergéticos podem ser obtidos pelas perspectivas econômica, social e a política. Analise os ganhos pelas três perspectivas e responda com suas palavras: qual será o resultado para uma rede, com maior ênfase na perspectiva política?
Conforme o quadro na pag. 20 – Os ganhos sinergéticos de perspectivas políticas são, de fato, a conclusão de metas e o valor ao capital. Na pag. 21 define – A Sociedade tem o reconhecimento, como a coletividade na atuação política, obtendo o poder político.
QUESTÃO 7 (1 ponto): Quais são elementos morfológicos de redes? Defina-os
Na pag. 37, tem a definição seguinte: Elementos morfológicos são redes organizacionais por intermédio de segmentos de trabalho coordenado, dispostos a traçar seus objetivos. Nesse sentido, sendo uma organização componente, essas redes são organizadas, integralmente, de forma estrutural e específica, com seus elementos por meio de nós, posições, ligações e fluxos.
QUESTÃO 8 (1 ponto): Os formatos das redes são de grande importância para a análise e para o diagnóstico da prestação dos serviços públicos quando do exercício das funções de gestão. O que define as formas ou os formatos das redes?
Segundo Sacomano Neto (2003 ), na pag.39 - os elementos morfológicos que define as formas ou formatos da rede são :
- Nós : eles são representados por uma organização ou por uma tarefa exercida entre organizações.
- Posições: é o cargo que uma pessoa representa dentro de uma rede, e dessa forma, a maneira como a pessoa que ocupa esse cargo, se relaciona com os outros membros da rede.
- Ligações: são as ligações ou as conexões que ocorrem dentro de uma rede.
...