A Gestão de pessoas
Por: Emanuelledavi • 17/4/2024 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 39 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Gestão de Pessoas no Setor Público
Aluno: Emanuelle de Souza Barbosa
Matricula: 22113110183
Polo: Paracambi
Atividade a Distancia I
- Ferreira et al. (2007) consideram que, após a década de 1980, foram dados os primeiros passos para se implantar no País um modelo gerencialista de Administração Pública, face às novas demandas da sociedade que exigiam um aparelho administrativo moderno e mais eficiente. Faça um resumo das característica deste modelo:
No modelo burocrático o foco é nos procedimentos, que acabou se perdendo a missao básica de servir à sociedade. Com as disfunções da burocracia, surgiu a necessidade de um novo modelo de administração, emergindo assim o gerencialismo na Administração Pública com foco no controle voltado para resultados. Este modelo compara o cliente do serviço público com o cliente da administração empresarial. Accountability, transparência, participação popular, criação de regimes temporários de emprego, flexibilização do direito administrativo, competição administrada, eficiência, eficácia e efetividade são características deste modelo.
- A experiência de Hawthorne, em Chicago, desenvolvida pelo psicólogo americano Elton Mayo foi fundamental na evolução da Gestão de Pessoas nas organizações. Após pesquisa, apresente de forma resumida e sistematizada o que consistiu esta experiência e seus principais achados.
A experiência tinha a finalizade de identificar os efeitos da iluminação no ambiente de trabalho, foi contratado uma equipe de Havard para conduzir tal experiência. Foi dividido em dois grupos de trabalhadores; o grupo um trabalhava com luz com intensidade variável ao decorrer do dia, e o grupo dois trabalhava com luz com intensidade ininterrupta durante o dia. O resultado do experimento foi que, mesmo com o fato dos trabalhadores estarem sob avaliação dos pesquisadores ocorreu um aumento da produtividade e o comportamento dos mesmos está atrelado às normas e padrões sociais.
- De acordo com Olivier (2001), são muitas as ações e as dimensões ligadas ao planejamento estratégico de pessoas. Essa diversidade e abrangência traz dificuldades ao planejamento estratégico de pessoas. Com referência às ações e dimensões QUE DIFICULTAM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PESSOAS apresentadas por Olivier, faço um resumo de suas características:
As características são:
- A abrangência territorial;
- A histórica “posição paternalista” em relação aos servidores;
- As restrições orçamentárias;
- A necessidade de legislação pertinente;
- O despreparo profissional da maioria dos servidores públicos;
- Os desvios de verba;
- Os custos operacionais altos devido à magnitude da própria máquina administrativa;
- A duplicidade de programas e projetos; e
- O não cumprimento dos planos de governo.
- O Gespública, apesar de ter sido revogado pelo Decreto 9.094/17, foi um modelo de gestão relevante, cujo propósito era contribuir para a qualidade dos serviços e para a geração de ganhos sociais.”, tendo por princípio básico ser excelente sem deixar de ser público. Esse princípio subdivide-se em seis princípios interligados e interdependentes. Faça uma apresentação sintética destes princípios:
Os princípios são:
- Exelência dirigida ao cidadão;
- Legalidade;
- Moralidade;
- Impessoalidade;
- Publicidade; e
- Eficiência.
- A partir da segunda metade da década de 1950, começou a configurar-se um projeto nacional de desenvolvimento, o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek. Iniciou-se, então a multiplicação de órgãos de Administração Pública Indireta (fundações, autarquias etc.). Quais foram as vantagens que estas fundações e autarquias trouxeram para a Administração Pública?
Marcelino (2003, p.644) afirma que essas organizações traziam [...] maior agilidade e flexibilidade, melhor atendimento às demandas da sociedade e do Estado, facilidade de aporte de recursos e, naturalmente, facilidade de recrutamento, seleção e remuneração de pessoal.
- Uma das etapas de um planejamento estratégico de pessoas para o setor público é definir os principais aspectos que uma política de recursos humanos deve contemplar. Apresente de forma resumida os seis aspectos apresentados no livro.
Os seis aspectos são: o recrutamento, que deve ser eficaz e rigoroso para garantir que os candidatos tenham o perfil desejado; uma estrutura de carreira, que incentiva o servidor a se capacitar e melhorar seu desempenho. Para isso, é fundamental que haja carreiras cujas regras de progressão se relacionem com o desempenho, as habilidades adquiridas, a capacitação e a capacidade do servidor de assumir novas tarefas. Além disso , as mudanças entre os níveis da carreira devem ser significativas para motivar o servidor a seguir sua progressão; uma estratégia de capacitação, que permita o aprimoramento contínuo da força de trabalho para garantir que os servidores atuais e novos tenham ou atinjam o perfil desejado; uma estrutura de incentivos com remuneração, benefícios ou prêmios pecuniários que incentivam os servidores e aumentam a probabilidade de uma empresa exigir um desempenho adequado; uma estrutura de avaliação que permitem a verificação do desempenho, a identificação das necessidades de treinamento e a associação à progressão do servidor; e uma estratégia de realocação e redistribuição de servidores que permitem que o perfil e o quantitativo desejado sejam alcançados para cada setor da organização.
...