A Gestão do Conhecimento
Por: Paulo Cesar Dias Dias • 7/4/2015 • Resenha • 991 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento
NOME | Paulo Cesar Dias |
RA | 8058793239 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesen-volvimento, sob a orientação do tutor Bartholomeo Oliveira Barcelos.
Anhanguera Educacional
ANO 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo abordar as diferenças entre informação e conhecimento, na gestão de empresas, mostrar e esclarecer a importância da informação e do conhecimento nas organizações, bem como compreender os tipos de conhecimento que compõem a teoria da criação do conhecimento organizacional segundo o modelo proposto por Takeuchi e Nonaka (2008).
DESENVOLVIMENTO
A informação pode ser um dado ou um conjunto de dados coletados e ordenados, no qual se atribuem significados e contextos importantes, ou seja que adquirem forma, para a tornar clara e fácil de ser compreendida. Elas contribuem para que gestores e organizações possam tomar decisões de maneira eficaz. A informação podem ser na forma de mensagem, audível ou visível, como a contextualização no qual os textos são coletados, categorização onde conhecemos os componentes essenciais dos dados, cálculos no qual os dados podem ser analisados matemática ou estatisticamente, correção onde os erros são eliminados dos dados condensação no qual os dados podem ser resumidos de forma mais esclarecida. A informação auxilia as empresas a traçar e alcançar seus objetivos, e é importante ferramenta na inovação por meio dos próprios recursos de uma empresa, da tecnologia existente, o intelectual dos colaboradores seu capital financeiro e a própria informação que gera inovação e conhecimento. A Informação deve ter limites, enquanto os dados não tem essa missão e podem ser ilimitados. Para que os dados se tornem úteis como informação a uma pessoa encarregada do processo decisório é preciso que os mesmos sejam apresentados de forma concisa para que essa pessoa possa relacioná-los e atuar sobre eles, gerando assim o conhecimento.
Conhecimento existe dentro de cada um de nós, decorre da maneira de interpretar e fazer uso da informação que nos é dada e assim gerar novas idéias, e passa a existir quando uma informação é explicada e compreendida por alguém, é algo criado através dos indivíduos e disseminado entre comunidades, seções, departamentos, repartições e organizações. Ao contrario da informação, conhecimento diz respeito a crenças e compromissos e esta relacionado a uma ação, função de atitudes, perspectivas ou intenção específica, pode ser visto como um processo que se dá através de comparações das formas de informações a situações já existentes. Consequências; o que a decisão a ser tomada com o conhecimento desta informação pode implicar. Conexões; são as vantagens que geram o novo conhecimento com o conhecimento já existente e por fim a conservação; que é a forma que outras pessoas pensam sobre determinada informação.
O conceito de conhecimento se caracteriza como conhecimento explicita, ou conhecimento tácito. O conhecimento explicita parte do que pode ser visto, em documentos, registros, livros, base de dados, produtos e processos. Já o conhecimento tácito é algo subjetivo, difícil de formalizar, faz parte e é algo da ação pessoal como os desejos, ideias e valores, contextos do que sabemos mas nem sempre somos capazes de explicar.
Na analise da frase citada pelos autores: “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informação, é preciso que o homem crie um significado”, compreendo ser de extrema importância a participação do ser humano na interpretação, dos dados e informação, na transformação e disseminação do conhecimento, pois ao contrario tudo ficaria apenas em tecnologia de forma obsoleta não gerando inovação, aprendizagem e novos conhecimentos.
...