A Gestão do Conhecimento
Por: gilcilenegil • 14/4/2015 • Projeto de pesquisa • 3.038 Palavras (13 Páginas) • 186 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: RECURSOS HUMANOS
PÓLO: SOBRADINHO - DF
EVELLEN GUIMARÃES PINHEIRO – 7929707310
GABRIELA SILVA DE JESUS – 7929697756
SORAIA DOS SANTOS REIS – 7530639917
GESTÃO DO CONHECIMENTO
sobradinho - df
NOVEMBRO / 2014
Professora: Adriana Carneiro
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: RECURSOS HUMANOS
PÓLO: SOBRADINHO – DF
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
4º SEMESTRE
EVELLEN GUIMARÃES PINHEIRO – 7929707310
GABRIELA SILVA DE JESUS – 7929697756
SORAIA DOS SANTOS REIS – 7530639917
GESTÃO DO CONHECIMENTO
sobradinho - df
novembro / 2014
PROFESSOR: aDRIANA CARNEIRO
Sumário
Introdução 4
Gestão do conhecimento, conceito 5
Gestão das competências6
As dimensões do conhecimento6 e 7
Importância da gestão do conhecimento para as organizações 8 e 9
Benchmarking 10
Pratica na gestão do conhecimento 11
Cirque du Soleil 11 e 12
Conclusão 13
Referencias Bibliográfica 14
INTRODUÇÃO
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também a organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribui para esse sistema pode usufruir de todo conhecimento presente na organização.
A gestão do conhecimento e um tema crescido consideravelmente, na ultima, pelo interesse das organizações em administra o seu maior intangível o conhecimento.
Apresentaremos neste trabalho alguns elementos constituintes da gestão do conhecimento.
- Conceito de gestão do conhecimento
- Definição de gestão do conhecimento
- Processos de gestão do conhecimento
- GESTÃO DO CONHECIMENTO, CONCEITO.
O conceito da gestão do conhecimento surgiu da década de 90 e, segundo Svieby (1998,p.3) a gestão do conhecimento não e mais uma moda de eficiência operacional, faz parte da estratégia empresarial.
A gestão do conhecimento e um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
A gestão do conhecimento e um tema crescido consideravelmente, na ultima década, pelo interesse das organizações em administra o seu maior bem intangível o conhecimento.
Devido as constantes mudanças que vem ocorrendo no ambiente organizacional, muito se tem discutido a respeito da importância do conhecimento para as organizações, bem como a necessidade de retê-lo e a valorização dos profissionais que o detêm. Afirma CHIAVENATO (2008) que o conhecimento e o saber construir o resultado de aprender a aprender, aprender continuamente, e que o conhecimento e o saber e a moeda mais valiosa do século XXI.
O conhecimento tem como base dados e informações que estão previamente ligados as pessoas, pois conforme Teixeira (2000), ele pode ser classificado de duas formas, a saber: O conhecimento explicito e o conhecimento tácito. O conhecimento explicito e aquele que esta registrando de alguma forma e assim disponível para as demais pessoas e o conhecimento tácito e aquele que as pessoas possuem, mas não esta descrito em nenhum lugar, residindo apenas em suas cabeças. O conhecimento tácito e altamente subjetivo e difícil de comunicação, de documentar ou ensinar os outros, pois esta em cada pessoa e na maneira como cada uma interpreta a realidade, seguindo esta abordagem afirma Nonaka e Takeuchi (2008), que o conhecimento tácito esta totalmente enraizada nas ações e na experiência de cada um, como valores, ideias ou emoções. Os mesmo ressaltam que o conhecimento tácito contem uma importante dimensão cognitiva, ele consiste em crenças, percepções, ideias, valores, emoções e modelos mentais tão inseridos nos indivíduos de forma que e considerado natural, entretanto, o conhecimento pode ser explicito quando e objetivo, e descritível e possível de ser codificado em documentos.
- GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS
Competência engloba o conhecimento real, a habilidade, a experiência, os julgamentos de valor e redes sociais. E o elo entre conhecimento e estratégia. Não pode ser copiado com exatidão, e transferida pela pratica.
Competência, ainda, e a capacidade de gerar resultados observáveis, necessários ao alcance dos objetivos (de negócios e culturais) definidos no posicionamento estratégico da empresa e no proposito de manutenção e desenvolvimento de sua ideologia essencial. E um conceito pelo qual se define quais são as atitudes, as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar resultados diferenciados, o conjunto de qualificações que a pessoa tem para executar um trabalho com um nível superior de performance.
Assim considera a competência não e um estado ou um conhecimento que se tem e nem e resultado de treinamento. Competência e, na verdade, colocar em pratica o que se sabe em um determinado contexto. Há competência apenas quando há competência em ação.
- AS DIMENSOES DO CONHECIMENTO
Segundo Terra (2000), tem se que compreender suas dimensões, as quais são:
Fatores estratégicos e o papel da alta administração: seu papel e indispensável na clarificação da estratégia empresarial e na definição de metas.
Cultura e valores organizacionais: a organização deve desenvolver uma cultura voltada a inovação, experimentação, aprendizado continuo, comprometida com resultados de longo prazo e com a otimização de todas as áreas da empresa;
...