A Gestão do Conhecimento
Por: JuhMoreno • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
JULIANA MORENO RA: 3715670389
PROFESSOR: RAMÃO S. B. FILHO
VALINHOS
2012
SUMÁRIO
“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”
Fonte:
“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”
O seguimento de Gestão do Conhecimento no Brasil é novo. O gestor ainda não tem por costume documentar o aprendizado tácito dos funcionários que aposentaram ou sairão de sua empresa. Com isso, não criam novos conceitos de aprendizados.
Vejo por onde trabalho, muitas informações que aprendemos lidando com o cliente, mesmo passando para nosso gestor imediato, não são publicadas, veiculado onde obtemos as respostas para a solução do cliente. Trabalho em central de atendimento ao cliente, prestando suporte e reparo em linhas.
Os gestores pensam também em como vai reagir o colaborador com os novos conceitos, já que alguns não aceitam mudanças, acham que a sua forma de trabalho está correto. E este, não passa a forma como elabora tal atividade com medo que alguém fique seu cargo. Os colaboradores precisam sentir necessidade do projeto, sabendo que este o beneficiara para um marco histórico na empresa.
A falta de motivação também contribui para que a dificuldade se mantenha. Algumas empresas não consegue manter um ambiente para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional, inovação e criatividade, já que integram um novo conhecimento. Em outros casos a falta de motivação é devido à desorganização, já que não tem como se manter motivado na bagunça. Motivar é papel do líder.
Uma das alternativas para se amenizar a dificuldade da criação de um novo conceito, é a empresa investir na capacitação dos colaborados, com estudos básicos, superiores, graduações, já que isso abre a mente do individuo para novos conceitos. Geralmente, que retém informações de conhecimento tácito é funcionário mais velho em idade, o jovem por buscar o crescimento no mercado, encara qualquer conceito. Voltando onde trabalho, os colaborados com mais tempo de casa, quando surgem novos produtos ou marcas, já questiona se terá aumento salarial para tal atividade, o novo não, ele encara com uma nova oportunidade de sair na frente.
Fonte:
>>Biblioteca SEBRAE. http://www.sebrae.com.br/
>>http://www.sel.eesc.usp.br
>>Texto: A Organização Precede a Motivação (Autor: Claudemir Casarin
Psicólogo-socionomista)
...