A Gestão do Conhecimento
Por: Jullylps • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Norte – Bauru/SP
NOME | Juliana da Silva Lopes |
RA | 1430987409 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Norte – Bauru/SP
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).
Anhanguera Educacional
2015
RELATÓRIO: Casas Soberba
Introdução
Este relatório tem a finalidade de apresentar, através de teorias estudadas e pesquisas de campo, possíveis causas para o não funcionamento adequado da empresa em questão, a Casas Soberba.
Objetivos
Temos por objetivo traçar metas estratégicas e organizacionais, para o conhecimento tácito dos colaboradores em novos produtos, processos e idéias inovadoras que venham agregar à Casas Soberba.
Procedimentos
Para que o conhecimento tácito dos funcionários seja valorizado e leve a um conhecimento organizacional capaz de inovar e elevar o padrão da empresa -a competitiva no mercado, devemos considerar 3 princípios básicos da gestão do conhecimento segundo Nonaka e Takeuchi (2009), são eles:
- Conhecimento Tácito – Adquirido por meio de suas experiências de vida, a empresa então deve valorizar esse conhecimento para que o funcionário sinta-se parte integrante de todo o processo;
- Socialização – Conhecimento que passa de indivíduo para indivíduo, o conhecimento é compartilhado em uma experiência comum. Importante ressaltar que a socialização requer certos fatores como um ambiente de trabalho favorável e propício, para que os funcionários sintam-se à vontade para manifestarem idéias, compartilhando toda sua bagagem de conhecimento;
- Externalização – Desenvolver a capacidade dos funcionários de colocarem em prática e dividir com os demais todo seu conhecimento e idéias, a empresa deve estimular o sentimento de confiança para que o funcionário sinta-se à vontade em processos de Brainstormig (tempestade de idéias).
Desenvolvimento
Acreditamos que, para o perfeito ou no mínimo harmônico funcionamento da empresa é importante e extremamente necessário que valorizem o conhecimento individual dos funcionários, estimulando-os a expressarem e compartilharem suas idéias com os demais, inclusive com a equipe gestora, para assim criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam parte integrante de todo o processo, como foi dito anteriormente. Destacamos aqui um fator chave que geralmente leva os colaboradores a se dedicarem mais e ainda compartilharem conhecimento:
- Utilização de Símbolos – Usar de artifícios como premiações materiais ou não (dinheiro, viagens ou mesmo folga no aniversário...), participação nos lucros da empresa (mesmo que seja uma pequena porcentagem) ou ainda, um simples reconhecimento em público para estimular o ego e a vontade dos funcionários de empenharem-se mais e mais, produzindo novas idéias e/ou negócios.
No que se refere à atrativos de novos e fiéis clientes, o nome da empresa varejista "Casas Soberba", sem dúvida deixa a desejar em muitos aspectos, sem contar que dá um sentido duplo, ou seja, a empresa se declara logo na apresentação, melhor que as demais e ainda com um sentido de que ela só pensa em ganhar, ao invés de oferecer. No meu ponto de vista seria viável sim a mudança do nome da empresa para algo como "Casa Tradição".
Quanto à VISÃO das Casas Soberba: "Ser uma empresa que tem o que o cliente necessita a longo prazo", acredito também que não seja algo atrativo e que satisfaça às expectativas do cliente, pois vemos que hoje em dia as pessoas buscam satisfazer mais aos desejos imediatos do que a longo prazo. É preciso pensar fora da caixa, e é possível sim inovar mantendo a tradição no bom atendimento. Eu sugeriria algo como "Atender às necessidades do cliente."
...