A Historia da Administração
Por: alechandre.silva • 13/11/2018 • Monografia • 9.077 Palavras (37 Páginas) • 265 Visualizações
INTRODUÇÃO
Tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS – no 1º semestre dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasses e em equipes.
Como constam dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento – adquirido em sala de aula – à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.
O tema abordado em questão é a Fidelização do Cliente que tem por seu objetivo aprimorar novas técnicas para a satisfação e a sustentação desse cliente dentro da empresa/organização. Fidelizar não é somente ter o cliente em sua empresa/organização com o simples propósito de ter lucros ou mão de obra de trabalho e sim ter a sua satisfação garantida em todos os seus aspectos e todos os seus desejos realizados, num simples propósito de ter esses clientes por um longo período de tempo.
O fato de conhecer e saber as suas necessidades são um ato gerenciar esses clientes a permanecer fiel a sua empresa/organização a fim de que a permanecia deles sejam duradouras e constante.
O seguinte trabalho vem apresentar teorias de como fidelizar o seu cliente na prática da empresa Garbo S/A Moda Masculina. O trabalho vem com o objetivo de saber se a empresa utiliza técnicas de fidelização de clientes e de que maneira elas são feitas.
A empresa Garbo S/A Moda Masculina é uma empresa de roupas masculinas e que hoje já conquistou seu espaço com roupas de ótima vestimenta, tem sua linha de sociais e Sport-fino como seu principal produto no mercado, com linhas nacionais e fabricados pela própria empresa sempre visando o público masculino.
O trabalho vem mostrar quais os clientes alvos e como os fazer continuarem junto à empresa. Serão apresentadas técnicas e sugestões de melhorias, o relacionamento da empresa com os clientes, mostrando como o atendimento é feito, quais são os principais produtos, quais os clientes alvos, mostrando os meios de comunicação com o cliente e seu marketing, além de analises e sugestões de melhorias e considerações finais.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Azevedo e Silva (2013), toda uma sociedade conta com inúmeras organizações voltadas ao atendimento das muitas necessidades, desejo ou expectativas das pessoas e das próprias organizações com ou sem fins lucrativos.
E para que uma empresa ou instituição possa obter êxito, tem um fator essencial que é os clientes, com o objetivo de consumir ou comprar um determinado produto ou serviço. Assim as organizações e instituições têm seus clientes internos e externos que são seus colaboradores.
- TIPOS DE CLIENTES
De acordo com Azevedo e Silva (2013), as organizações tens seus vários tipos de clientes que são: os clientes intermediários, finais, individuais, coletivos, internos e externos. Vejamos a seguir.
1.1.1 CLIENTES INTERMEDIÁRIOS
Conforme Azevedo e Silva (2013), clientes intermediários são todas as organizações que adquirem produtos para a revenda ou transformação ou distribuição gratuitas tanto no atacado como no varejo e as indústrias também fazem parte desse segmento quando compram mateira prima para a transformação. Assim todas as empresas que se dedicam a este tipo de comercio tanto no atacado como no varejo são clientes intermediários. Vejamos alguns exemplos:
- Hipermercados, supermercados e mercados.
- Feiras livres.
- Empresas de distribuição.
- Indústrias
- Instituições governamentais.
1.1.2 CLIENTES FINAIS
Segundo Azevedo e Silva (2013), clientes finais são as pessoas, famílias, empresas ou organizações não governamentais, que pelo mesmo intuito de consumir ou utilizar um certo equipamento adquirido sem ter a intenção de repassa – lós para terceiros.
Assim todas as organizações têm como objetivo seus produtos ou serviços sendo consumido e comprados pelos seus clientes finais.
1.1.3 CLIENTES INDIVIDUAIS E CLIENTES COLETIVOS
Conforme Azevedo e Silva (2013), cliente individual são pessoas ou um grupo de pessoas cuja suas necessidades e desejos são atendidas individualmente. As pessoas, são consideradas clientes individuais quando compram produtos ou utilizam um serviço como atendimento médico-hospitalar na rede pública ou quando se utilizam de serviços de organizações não governamentais que prestam serviços individualizáveis. As unidades produtoras também são clientes individuais quando fazem compras.
Clientes coletivos são grupos de pessoas como a sociedade que também de forma individual tem suas necessidades mas são saciadas de forma conjunta. Desta forma a segurança com a Polícia Militar como a Eletropaulo, Sabesp, tratamento de esgoto entre outros são a maior parte do governo que atende a sociedade
Assim quando falamos de um grupo de pessoas ou organizações que também tem suas necessidades individuais, mas, porém são beneficiados de uma forma coletiva por certo produto ou serviço definiu esses grupos como clientes coletivos no qual todos se beneficiam dos serviços e produtos gerados principalmente pelo Governo, mas também tem organização produtora que fornecem esse tipo de serviço ou produto.
1.1.4 CLIENTES EXTERNOS E CLIENTES INTERNOS
De acordo com Azevedo e Silva (2013), os clientes externos como o próprio nome já dizem são clientes que vão as organizações em busca dos produtos e serviços para atender suas necessidades.
Já os clientes internos são, as pessoas ou um grupo de pessoas que trabalham nas organizações ou prestam serviços as unidades produtoras de alguma forma. Essas pessoas são responsáveis pelos processos dos produtos e serviços nas organizações.
Posso dizer clientes externos são aqueles que estão fora da organização, clientes destinatários dos produtos adquiridos pelos mesmos, esses são os clientes alvos das organizações aqueles que as organizações se preocupam em manter cada vez mais próximas.
...