TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Estatística .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.528 Palavras (19 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 19

ETAPA 1

Breve relato da Historia da Estatística:

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. A Palavra estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719-1772) que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681).

A origem da palavra estatística esta relacionada a palavra Latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilonia, China e Egito e até mesmo o 40. Livro do Velho testamento faz referencia a instrução dada a Moises, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente essas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para alistamento militar. O Imperador Cesar Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo em todo o Imperio Romano.

As aplicações da Estatística:

O crescente uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar analises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As informações estatisticas são consistas, especificas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Nesse sentido, a Estatistica fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhores suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria continua de seus processos. Na pratica, a Estatistica pode ser empregada como ferramenta fundamental em varias outras ciências.

Metodos estatísticos podem ser aplicados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou analise de dados observacionais ou experimentais.

O Campo de aplicação da Estatistica tem se ampliado consideravelmente, devido a necessidade de tomada rapda e segura de decisões, atividade tão presente no cotidiano do administrador(Carvalho:2003; MILAGRE, 2001).

Estatistica é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analizar e interpretar dados a fim de tomar decisões. A Palavra estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719-1772) que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681).

A estatística não se limita somente a compilar tabelas e dados e ilustrar graficamente. Sir Ronald Ficher (1890-1962) em seus trabalhos iniciou a estatística como método cientifica. Dessa forma o trabalho do estatístico passou a ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

Didaticamente podemos dividir a estatística em duas partes:

Estatística Descritiva

Interferência Estatística

Estatística Descritiva: A Estatística Descritiva pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir dados, a fim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse. Em geral utilizamos a Estatística Descritiva na etapa inicial da análise quando tomamos contato com os dados pela primeira vez.

Objetivando tirar conclusões de modo informal e direto, a maneira mais simples seria a observação dos valores colhidos. Entretanto ao depararmos com uma grande massa de dados percebemos, imediatamente, que a tarefa pode não ser simples. Para tentar retirar dos dados informações a respeito do fenômeno sob estudo, é preciso aplicar algumas técnicas que nos permitam simplificar a informação daquele particular

conjunto de valores. A finalidade da Estatística Descritiva é tornar as coisas mais

fáceis de entender, de relatar e discutir. A média industrial Dow-Jones, a taxa de desemprego, o custo de vida, o índice pluviométrico, a quilometragem média por litro de combustível, as médias de estudantes são exemplos de dados tratados pela Estatística Descritiva.

Interferência Estatística: Inferência Estatística é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir de subconjuntos de valores, usualmente de dimensões muito menores. Deve-se notar que se tivermos acesso a todos os elementos que desejamos estudar, não é necessário o uso das técnicas de inferência estatística; entretanto, elas são

indispensáveis quando existe a impossibilidade de acesso a todo o conjunto de dados,

por razões de natureza econômica, ética ou física.

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo para as respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser aplicados por uma analise de dados. Para ela ser bem utilizada é necessário conhecer seus fundamentos e princípios e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espirito critico e jamais deixe de pensar, pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística.

A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística.

Algumas das áreas de atuação são:

o Indústrias

o Área de RH

o Universidades e instituições de pesquisas

o Área de demografia

o Área de marketing e analise de mercado

o Área financeira e bancaria

ETAPA 2

Podemos analisar estatística em sua noção mais ampla, ou seja, não como uma fotografia da realidade, mas como um processo de modelagem. Assim, a estatística, em seu sentido mais estrito de manipulação matemática de dados, é apenas uma dentre as várias fases de uma pesquisa de campo ou experimental. Por trás dos números e dos dados estatísticos, existem sempre modelos conceituais assim o primeiro passo de uma pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com