TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS.

Por:   •  3/6/2017  •  Monografia  •  4.932 Palavras (20 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 20

NIVALDO PESSOA FILHO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS.

Artigo apresentado pelo aluno Nivaldo Pessoa Filho, na área de Educação, orientada pela professora  Leociléa Aparecida Vieira, como avaliação final do Curso de Pós-graduação (Especialização) em Gestão Escolar, da UNICID – Universidade Cidade de São Paulo.

NATAL – RN

OUTUBRO/2012

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS.

Nivaldo Pessoa Filho[1]

Orientadora: Profª Leociléa Aparecida Vieira

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a importância da educação no processo de desenvolvimento dos colaboradores nas organizações brasileiras. Para tal utilizou-se como metodologia neste trabalho uma Pesquisa Bibliográfica de natureza exploratória com tratamento quantitativo. O universo da pesquisa foi constituído por um conjunto de 504 empresas inscritas, em que desse total foram escolhidas as 150 (cento e cinquenta) melhores empresas para se trabalhar no Brasil, realizada pelos Jornalistas da editora Abril S/A, publicada em uma das suas publicações anual, Guia Exame-Você S/A na Edição Especial de outubro de 2011. Os Indicadores analisados neste trabalho foram Índice de Qualidade e Ambiente no Trabalho (IQAT), Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP), Satisfação & Motivação, Indicadores Desenvolvimento e Acreditam ter Desenvolvimento. Os dados primários analisados foram transformados em dados secundários calculando-se a média, cujos resultados foram dispostos em gráficos e feitos suas devidas comparações e análises. Diante dos resultados expostos, concluiu-se que as empresas tiveram que mudar a política de desenvolvimento humano com a finalidade de retenção de capital, devido a escassez de mão de obra especializada no nosso mercado de trabalho. Nos Indicadores IQAT e IQGP a importância deste indicador desenvolvimento educacional é fundamental para mostrar o comprometimento organizacional da empresa perante seus colaboradores e vice-versa, pelos valores apresentados. Concluiu-se também que o indicador educação está fortemente presente nas pequenas, médias e grandes empresas, sendo atualmente o responsável pela retenção e qualificação dos colaboradores nas empresas. Com esta implantação gerou a retenção e a satisfação/motivação dos colaboradores nas organizações.

Palavras-chave: Educação, Universidade Corporativa, Organizações, Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Segundo a revista Exame/Você SA Edição 2011, o Brasil está vivendo um ciclo de crescimento que se traduz em mais negócios e mais empregos. A mão de obra, antes considerada apenas um recurso, passou a ser encarada definitivamente como capital. O contingente de pessoas trabalhando atingiu nível histórico (92 milhões de empregados). Ao contrário do que o mercado vivenciava 15 anos atrás, quando emprego era oferta rara, as companhias agora têm muitas vagas abertas, mas não conseguem encontrar profissionais preparados para preenchê-las. E, quando encontram, têm de cuidar muito bem deles para evitar que sejam roubados pela concorrência (DE MARI, 2011).

Neste contexto enquadra-se a importância do processo da educação como meio de desenvolvimento na qualificação da mão de obra e ascensão profissional dentro das organizações brasileiras. As empresas carecem ainda de um sistema de gestão voltado para o desenvolvimento, ao compartilhamento e à troca de experiências entre seus empregados. Os gestores, que deveria também se responsabilizar pelos processos de aprendizagem, nem sempre o fazem na prática. A tecnologia avançada está ao alcance de todos, faltando ser aplicado à educação e ao desenvolvimento de pessoas pelas organizações. Diante deste cenário o artigo pretende investigar a seguinte hipótese: “Como andam atualmente o desenvolvimento dos colaboradores dentro das Organizações, tendo a importância da educação em seu desempenho profissional?”

A importância de fazer essa pesquisa encontra-se substancialmente em detectar o desenvolvimento dos colaboradores pelo indicador desenvolvimento (educação) com a realidade dos resultados encontrados nas 150 melhores organizações para se trabalhar no Brasil, conforme ranking publicado pela revista Exame/Você SA, edição especial 2011. Os benefícios após a conclusão deste trabalho estão em demonstrar a realidade dos investimentos realizados pelas 150 melhores empresas brasileiras no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. A relevância do tema encontra-se em demonstrar a realidade das organizações brasileiras quanto à preocupação em desenvolver os seus colaboradores pelo processo de formação educativa, na iminência de no futuro próximo não perder para os seus concorrentes.

Quanto aos objetivos deste trabalho podemos destacar como sendo o objetivo geral o estudo da importância da educação no processo de desenvolvimento dos colaboradores nas organizações brasileiras. Com relação aos objetivos específicos pretende-se: analisar o indicador desenvolvimento (educação) utilizado no resultado da pesquisa com as 150 melhores organizações brasileiras no ano de 2011; associar os resultados do indicador desenvolvimento educacional (empresa e funcionário) com o grau de satisfação/motivação do funcionário dentro das 150 melhores organizações, classificar o índice desenvolvimento (educação) dentro  dos Índices de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT) e Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP) nas 150 melhores organizações brasileiras e analisar o perfil dos indicadores estudados dentro de cada modalidade de empresa.

 Em síntese, de acordo com uma análise parcial dos resultados publicados, verificar se a importância da educação no nível de desenvolvimento dos colaboradores dentro das 150 melhores organizações brasileiras encontra-se em nível satisfatório, proporcionando-os ascensão profissional e pessoal, bem como se o Indicador Desenvolvimento é um fator diferencial dentro das 150 melhores organizações brasileiras. A Metodologia a ser usada neste trabalho será de uma Pesquisa Bibliográfica de natureza exploratória com tratamento quantitativo. Os resultados serão dispostos em tabelas e gráficos e feitos suas devidas comparações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com