A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PELA PERCEPÇÃO DE LÍDERES E LIDERADOS
Por: Joao Victor Sancho • 16/5/2020 • Resenha • 799 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1] Cursos: Psicologia Aplicada às Organizações/ Tecnólogo em Gestão de RH | Resenha crítica |
Disciplina: Psicologia Aplicada às Organizações | |
Professor(a): Vânia Lúcia Pereira de Andrade | |
Aluno(a): João Victor Sancho Rosa Matrícula: 02564378 |
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PELA PERCEPÇÃO DE LÍDERES E LIDERADOS
Resenha Crítica
Bibliografia:
Google Acadêmico ;
XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós- Graduação – Universidade do Vale do Paraíba
CREDENCIAIS DO(S) AUTOR(ES):
Rosilene Aparecida Rosário de Souza
Drª. Marilsa de Sá Rodrigues Taadeucci
2. RESUMO DA OBRA:
O presente artigo é dividido em quatro partes, com o objetivo de demonstrar através das teorias à importância do feedback como instrumento no processo de melhoria continua no ambiente organizacional e os resultados obtidos em um instituto de pesquisa, que atua na área de ciência e tecnologia, na região sudeste. Foram entrevistados dez funcionários, sendo que cinco ocupam cargos de chefia e cinco cargos administrativos.
Na primeira parte, as autoras trazem a comunicação como elemento primordial para se obter maior eficácia dentro de uma organização. Vários conceitos de autores renomados são citados a fim de dar ênfase e facilitar a vida de gestores que compreendem que a falha na sua comunicação acarreta o mal desempenho de sua equipe e consequentemente a insatisfação perante aos demais.
Afirmando que a boa comunicação é essencial para que líderes e liderados consigam compreender os objetivos comuns, Berlo (2003, p. 29-32) informa que a comunicação é um processo interligado na qual possuem seis partes: fonte, mensagem, codificador, canal, decodificador e receptor. Juntos são capazes de realizar a mudança no sistema de relacionamento entre as pessoas e alcançar o êxito esperado. Entretanto, Davis e Newstron (2001), Adler (2002) e Robbins (2002) juntam o Feedback como a sétima parte, pois sem essa ferramenta não será possível compreender se o que foi conversado foi interpretado de forma correta.
A segunda parte trás o enfoque sobre o feedback e sua eficiência dentro da organização sendo citado por todos os autores como o fator determinante para o processo de comunicação. Complementando a tese, tal ferramenta é responsável por criar relações interpessoais entre os líderes e liderados, tendo como resposta se existe algo a ser melhorado ou o reconhecimento das ações corretas. Foi evidenciado que todas as partes envolvidas carecem de tal ferramenta e que quanto mais encontros, maior é a eficiência da equipe criando uma compreensão mutua e segura, quebrando a barreira entre o emissor e o receptor. Contudo, os envolvidos nesse processo encontram obstáculos para dar e receber esse retorno.
...