A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
Por: Tonymaraial • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.852 Palavras (24 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
2.1.1 Trabalho em Equipe – Modelo Orgânico de Trabalho
2.1.2 O Papel do Lides
2.2 COMO PLANEJAR E EXECUTAR UM TREINAMENTO
2.2.1 Treinamento
2.2.2 Planejando um Programa de treinamento
2.2.3 Elaborando um Programa de Treinamento
2.2.4 Executando um programa de treinamento
2.3 MODALIDADES DE TREINAMENTO
2.4 DIFERENÇA ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
2.5 TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS
2.5.1 Plano de Ação para o Treinamento de Novos Funcionários
2.6 TÉCNICAS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS PARA O TREINAMENTO DE PESSOAS
2.6.1 Técnicas de Treinamento Quando ao Uso
2.6.2 Técnicas de Treinamento Quanto ao Tempo
2.6.3 Técnicas de Treinamento quanto Ao Local de Aplicação
2.7 RESULTADOS
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
RESUMO
Este artigo tem por objetivo demonstrar o quanto o treinamento e desenvolvimento vem sendo cada vez mais importante nas organizações, se tornando uma vantagem competitiva, pois pode contribuir para o desempenho do próprio funcionário. Para poder competir num mercado cada vez mais distante, as empresas precisam obter o melhor desempenho possível em seus negócios, sendo que o desempenho das empresas é resultado de seus processos operacionais e administrativos. A maneira pelas quais as pessoas se comportam, decidem, agem, trabalham, executam, melhoram suas atividades. A capacitação profissional assume o posto estratégico nas organizações, dela depende a eficácia operacional, flexibilidade produtiva e inteligência criativa na geração de inovações e diferencial. O foco do artigo é enfatizar o treinamento e desenvolvimento, visando uma vantagem competitiva, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Treinamento e desenvolvimento, eficácia, conhecimento e desempenho.
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade verificar a contribuição do treinamento e desenvolvimento de pessoas para a mudança organizacional, de uma estrutura de trabalho mecanicista para estrutura em redes de equipe (modelo orgânico de trabalho). Para haver um desenvolvimento da estrutura organizacional, necessária para a eficiência dos resultados, contexto do século XXI, é importante guiar-se para a mudança, passando de estruturas rígidas e divididas para equipes flexíveis e unidas.
Uma organização é formada por pessoas, seu principal parceiro e fonte de competitividade, o investimento em treinamento e desenvolvimento de suas habilidades, devem ser utilizados com toda intensidade para o próprio desenvolvimento do negócio na era da informação, onde o capital humano é o principal patrimônio da organização e o que determina seu valor de mercado.
Sabemos que, o papel do líder ou gestor é atingir o resultado almejado pela organização, adaptar-se e atender as novas tendências exigidas pelo mercado, com a aplicação do processo de desenvolver pessoas em sua equipe de trabalho, assim o capital humano conjunto aumenta e passa a atender de forma consistente as necessidades do negócio.
Como a mudança organizacional não se refera apenas a um fator físico, mas de transformação de valores e comportamentos das pessoas, neste cenário, muitas vezes marcados pela resistência, é onde atua o treinamento e desenvolvimento, com a função principal de tornar as pessoas aptas para as necessidades do negócio.
Fizemos uso da metodologia bibliográfica e exploratória, com método dedutivo. O objetivo geral é verificar se um programa de treinamento e desenvolvimento contribui para a eliminação de estruturas mecanicistas nas organizações. Como problemáticas, levantamos a seguinte questão: O treinamento e desenvolvimento de pessoas, orientado para o trabalho conjunto, possibilita a conquista do desenvolvimento da estrutura organizacional.
...