A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
Por: elainepires • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 738 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
GRUPO SER EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE MBA EM GESTÃP DE PESSOAS – TURMA XVI
LEIDVAM MARIA SOBRINHO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RECIFE
2015
LEIDVAM MARIA SOBRINHO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHP
Síntese apresentada à Disciplina de Gestão da Qualidade, do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas.
Professor: Mário Gomes
RECIFE
2015
A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS
Podemos perceber que ao longo dos anos as organizações vem cada vez mais buscando aplicar novas ferramentas que as ajudem a se manterem competitivas no atual mercado, entres essas ferramentas merece receber uma atenção especial a qualidade de vida no trabalho, onde a gestão de pessoas deixa de tratar o colaborador como mero instrumento de produção e começa a vê-lo como indivíduo possuidor de anseios e desejos.
É sob um ponto de vista deste discente, que salienta a necessidade crescente de humanizar cada vez mais as organizações, considerando que, quando o profissional recebe o reconhecimento pelo desempenho de suas funções, sente-se valorizando e tende a dá continuidade a um trabalho de qualidade o que consequentemente acarretará em menos custos e mais lucros para a empresa.
Mas é importante entender que a qualidade de vida no ambiente de trabalho está atrelada a outros fatores, entre eles a motivação do colaborador, essa motivação vai além da fator remuneração – não desmerecendo esta jamais -, mas engloba, o ver, ouvir, analisar e buscar atender as expectativas dos colaboradores. Obviamente, a empresa não vai passar a ser gerida pelos colaboradores, mas em parceria com eles, uma vez que estes são seu principal capital.
Quanto a referência ao Ver o colaborador, significa realmente enxergar este como indivíduo, ser único que é. Devido a constante competitividade do mercado, muitas empresas ainda não pararam para perceberem seus colaboradores, estes ainda continuam sendo vistos como parte da produção, ainda mecânica e sistêmica, uma mudança interna realmente significativa acontece quando o empregado passar a ser olhado, visto, enxergado, pois é fator próprio do ser humano a necessidade de ser notado, o que faz este deixar de ser empregado e passar a ser funcionário.
Tão importante quanto o ver, é o Ouvir o funcionário, é através deste que a empresa toma conhecimento do que ele espera dela, quais suas perspectivas pessoais e profissionais. Neste momento, muitas vezes a empresa compreende que muito além do fator remuneração, está o reconhecimento e a possibilidade de crescer junto com a empresa.
Depois de ver e ouvir os funcionários, cabe a gestão de pessoas, juntamente com a gestão administrativa a análise das informações obtidas, em muitas ocasiões, mudanças positivas são tomadas, tais como a implementação de uma política real de um plano de cargos, carreiras e salários com o intuito de motivar e reconhecer o profissional, que passa de funcionário para colaborador da empresa.
...