TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INICIAÇÃO A PRÁTICA CIENTÍFICA

Por:   •  9/8/2021  •  Resenha  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: INICIAÇÃO A PRÁTICA CIENTÍFICA

PROFESSORA: ALESSANDRA CASSOL

ALUNO (A): MAURICIO AMBROSINI

O Processo de Análise de Investimentos Financeiros em Instituições Financeiras

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO AUTOR (S):

GIUDICCE, T. L.; ESTENDER, A. C. O Processo de Análise de Investimentos Financeiros em Instituições Financeiras. São Paulo, 2017.

Sobre Giudicce não tem muito resultado sobre sua vida. Fez administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e já respondeu processo na Justiça de São Paulo.

Já Estender é Professor na graduação e pós-graduação desde 2001. Coordena os cursos de Marketing e Logística na Estácio de Sá – Conceição. Leciona na Estácio São Paulo Campus Conceição nos cursos de Marketing e Administração. Suas principais obras são: O Posicionamento das Marcas Próprias para o Topo da Pirâmide, Ano de Obtenção: 2006. Arranjo Produtivo Para o Fortalecimento Da Microeconomia Local Por Meio Da Alimentação Escolar.

Resumo:

Esta obra tem por iniciativa, verificar aspectos mais relevantes e mostrar o processo de análise de investimentos financeiros realizado pelas Instituições Financeiras para auxiliar os clientes no momento crucial, ou seja, na tomada de decisão de acordo com o perfil do investidor. Estabelecer vantagem competitiva sobre o mercado, descobrir como a atuação dos colaboradores influenciam os resultados. É necessário conhecer o perfil do investidor e seu grau de conhecimento, no que se refere desde a rentabilidade esperada até os níveis de riscos envolvidos.

Análises de Risco no Mercado Financeiro

A decisão de onde investir dinheiro está ligada ao nível de risco que se deseja assumir, frente ao retorno esperado. Contudo todo o investidor deseja o maior retorno financeiro sobre o valor aplicado, porém nem sempre está disposto a assumir os riscos de um determinado investimento. Explicando de um modo mais fácil, normalmente os investidores querem aplicar seu dinheiro de uma forma fácil, sem riscos de perder o investimento, e que possa conseguir bons lucros com seu feito. Normalmente pessoas que tem essa ideia de investimento, vão ate consultorias para que possa ser feita uma analise por especialistas para analisar o caso.

Atualmente, os mercados financeiros, oferecem serviços para analisar os variados tipos de risco que seus clientes possam ter ao longo de seu investimento. Assim o investidor tem um grande leque de opções para ser investidas, e tendo também conhecimento dos riscos, sendo baixos ou altos.

Os bancos e corretoras criaram uma forma de ajudar o investidor a descobrir os melhores produtos para aplicar seus recursos. O procedimento foi batizado de Análise de Perfil do Investidor (API).

A dificuldade apresentada foi que se o cliente não responder o formulário (API) ele não poderá fazer aplicações financeiras e não receberá indicações de investimentos financeiros, também o fato de que o formulário só poderá ser respondido pelo próprio cliente, pessoalmente nas agências, pela internet ou pelo aplicativo da Instituição.

De acordo com as pesquisas realizadas, são várias as opções de investimentos, para todos os perfis de clientes. Mesmo assim o brasileiro continua bastante conservador.

As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento. (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2016).

Para Assaf Neto; Lima (2008) os mercados financeiros podem ser definidos como o mecanismo ou ambiente aonde são feitas as transações dos ativos financeiros e nele os preços também são determinados. São nestes mercados que ocorre a transferência das unidades superavitárias para as deficitárias. Ou seja, os bancos intermediam os clientes superavitários, que aplicam seus recursos financeiros nas instituições a fim de receber rendimento sobre o valor aplicado. E emprestam para clientes deficitários que pagam os juros correspondentes ao determinado valor.

Para Assaf Neto; Lima (2008) O mercado monetário é aquele onde ocorrem as operações de curto e curtíssimo prazo. Visto que esse mercado proporciona um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias. As operações para financiamento de empresas no médio e longo prazo fazem parte do mercado de capitais. Contudo neste mercado são negociados, basicamente, ações, debêntures e títulos e direitos correlatos.

Em finanças, "investimento" também pode referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o chamado investimento financeiro. O principal objetivo do investimento financeiro é repor o valor de compra da moeda perdido com a inflação. Ele é divido em classes de ativos (renda fixa, renda variável, fundo de investimento, investimentos alternativos) que são classificados conforme o risco, e cada uma dessas classes de ativos são compostos por vários produtos financeiros: por exemplo, os produtos de renda fixa são os títulos do governo (Letra do Tesouro Nacional, Nota do Tesouro Nacional etc.), títulos de dívida de empresas (debêntures), título de dívida de bancos (Certificado de Depósito Bancário) etc.

Os ativos financeiros podem ser agrupados em algumas classes, de acordo com o seu prazo de vencimento ou tipo de rendimento que pode ser fixo ou variável. A classificação mais comum no mercado financeiro para seus ativos considera os seguintes grupos:

•Ativos de renda fixa de curto prazo: esses ativos pagam juros pré ou pós-fixados sobre um valor definido. A maior parte deles, no Brasil, tem vencimento em um ou poucos meses. São exemplos: cotas de fundos de renda fixa, títulos de curto prazo do governo federal (LTN, LFT, BBC etc.), caderneta de poupança, CDB, commercial papers, entre outros;

•Ativos de renda fixa de longo prazo: representados predominantemente pelos títulos de dívida do governo e das empresas para prazos mais longos, geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com