A INTERVENÇÃO EMPRESARIAL
Por: docemariasj • 17/12/2019 • Artigo • 2.959 Palavras (12 Páginas) • 285 Visualizações
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EMPRESARIAL: BETO MOTOS
PASSOS, Bráulio R. M.¹
SCHWEITZER, Érica A
SANTOS, Maria Eduarda
MOURA, Juliano Branco de²
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores à leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.
Palavras-chave: Intervenção. Gestão. Marketing.
1. INTRODUÇÃO
O artigo desenvolvido apresenta o resultado de um projeto executado na empresa Beto Motos. Projeto este, que é pré requisito para conclusão do curso de bacharel em administração, da turma ADG 0562, Uniasselvi 2018. O mesmo foi divido em duas etapas: Diagnóstico Empresarial e Intervenção Empresarial. A primeira etapa foi realizada no semestre anterior e, com base nela executamos a segunda parte que é a intervenção empresarial, foco deste artigo.
Através do diagnóstico empresarial podemos identificar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa pesquisada. Apresentaremos os pontos fortes e também uma proposta para solução dos pontos fracos detectados. Neste caso a área identificada como ponto fraco foi a área de marketing de modo geral, pois segundo as informações auferidas na entrevista, os proprietários não dão importância quanto a investimentos nessa área por acreditarem que não traz retorno financeiro.
A partir desta análise foi desenvolvida uma proposta para sanar as dificuldades que foram encontradas e fazer com que a empresa veja seus lucros e sua empresa alavancarem.
2. MARKETING
Marketing é um segmento que, através de alguns meios, procura atender com satisfação aos objetivos coletivos e individuais, satisfazendo a organização e o consumidor.
Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. (LAS CASAS, 2005, p.10).
2.1 MARKETING DE RELACIONAMENTO
Marketing de relacionamento nada mais é do que trabalhar estratégias de retenção e relacionamento ao cliente. As organizações que prestam serviços profissionais querem manter e aumentar suas bases de clientes, porém pensam que uma vez conquistados os clientes ele será seu para a vida toda. Contudo para que isso aconteça é preciso que as empresas sempre trabalhem, para que esse desejo se torne realidade.
As estratégias de relacionamento não têm os produtos e serviços da empresa como base. A aposta da vez e composta pelo valor e pela prioridade que as pessoas atribuem a qualidade e quantidade dos relacionamentos.
Sendo assim, o marketing de relacionamento enfatiza a importância da retenção dos clientes e a preocupação com a qualidade.
Segundo Peppers (2005), o mais importante hoje não é simplesmente adquirir novos clientes, mas manter os clientes existentes em seu portfólio. As empresas vivem uma situação na qual precisam oferecer diferenciais entre as suas concorrências, preço e qualidade são fatores imprescindíveis, mas não se pode pensar que só esses fatores atendem aos clientes. O recurso mais escasso hoje são os clientes, por causa da oferta excessiva dos produtos e serviços no mercado.
2.1.1 AS PRINCIPAIS AÇÕES PARA CRIAR UM RELACIONAMENTO DURADOURO COM OS CLIENTES
Aprender com os clientes;
- Revisar as opções de produtos ofertados;
- Utilização de pesquisas de marketing para melhor perceber os desejos e as necessidades não atendidas dos clientes;
- Identificar o valor de cada cliente;
-Aumentar o volume de vendas e de forma melhor;
-Implementação de inovações acompanhando o mercado;
- Usar novas tecnologias, como extranets, para se aproximar mais dos clientes;
- Utilizar novas abordagens para enfrentar os concorrentes.
2.2 MARKETING DE VENDAS
A ligação do marketing com as vendas, de forma resumida, é estabelecer uma relação para que se consiga desempenhar de forma eficaz, as estratégias de mercado para a empresa ou qualquer organização vender a sua imagem.
Sempre haverá a necessidade de vender algo, assim o ato de vender tornar-se supérfluo já que o marketing tem como objetivo conhecer e entender tão bem as necessidades dos clientes que o produto deverá ser elaborado correspondente as necessidades e desejos desses clientes, sendo assim, o produto venderá por si só (KOTLER E KELLER, 2006).
É normal que as pessoas confundam o marketing somente com propaganda, porém, ele é mais complexo que isso pelo fato de envolver um conjunto de variáveis, como por exemplo, os quatro Ps: produto, preço, praça e promoção. Sendo a promoção um dos mais importantes porque ela utiliza mais precisamente as ferramentas de comunicação, das vendas e da propaganda para alcançar seus objetivos.
Como apontam Kotler e Keller (2006), o composto de marketing mais conhecido – os 4 Ps – foram definidos por McCarthy na década de 60 e têm sido, desde então, muito úteis para os estudos e para a compreensão de variáveis envolvidas no relacionamento da empresa com o mercado, através das ofertas daquelas e das demandas desse. O composto mercadológico – 4 Ps – é formado por: Produto, Preço, Praça ( ou ponto de distribuição) e Promoção. Cada um desses elementos se utiliza de um conjunto de ferramentas que leva a áreas de decisão.
...