A INTERVENÇÃO EMPRESARIAL
Por: Neto Mtg • 16/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.679 Palavras (7 Páginas) • 3.006 Visualizações
INTERVENÇÃO EMPRESARIAL
RESUMO
Dados do empreendimento:
Nome fantasia: Impacto & Requinte
Razão Social: Dudalivia Cortinas LTDA
Endereço: Rua Leonel Thiesen, 107 – Centro – Ituporanga – SC
Forma Jurídica: Sociedade Empresária LTDA
Enquadramento Tributário: Simples Nacional
Visão geral do negócio: A empresa Dudalivia Cortinas LTDA atua no setor de decoração com a comercialização de cortina (sob medida e pronta), cama, mesa e banho, visando o conforto do cliente.
Dados dos empreendedores: A empresa é formada pelas sócias Priscilla Karina Kalbusch formada em Gestão Comercial e cursando Administração e Stela Dalva Feiber formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação para jovens. Apenas Stela já havia trabalhado no ramo de decoração e hoje é também a gerente da loja.
Recursos: Os sócios investiram R$50.000,00 cada para criação da empresa.
Palavras-chave: Intervenção. Planejamento. Resultados.
1. INTRODUÇÃO
Intervenção empresarial consiste em uma análise da empresa em todas as suas áreas, tais como; trabalho em campo, sendo assistência técnica oferecida pela empresa, logística, entre outros. Tem como objetivo localizar estratégias a melhorar, modificar ou até mesmo acrescentar algo dentro da empresa.
A intervenção empresarial apresentada neste estudo, deu-se na empresa Dudalivia Cortinas LTDA, que atua no setor de decoração com a venda de cortinas, cama, mesa e banho. O principal diferencial da loja é que é a única em sua cidade que disponibiliza a instalação da cortina na casa do cliente. A empresa atua neste segmento desde 2013 e desde sua criação trabalha com metas anuais e mensais.
Através do diagnóstico empresarial já realizado com a referida empresa, este estudo realizará propostas, que possuem pontos fortes já apresentados na literatura, que visam atender a expectativa da Dudalivia Cortinas LTDA, objetivando atingir um maior número de clientes.
2. RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL:
Conforme verificou-se no Diagnóstico Empresarial, a empresa Dudalivia Cortinas LTDA é uma das principais lojas de decoração em sua cidade. Salientou-se durante o referido trabalho que o comprometimento da equipe de funcionários se faz essencial para que a empresa se destaque anualmente e atinja todas as metas.
Constatou-se que um dos pontos negativos para a empresa é seu ambiente físico pequeno, que impossibilita diversificar mais os seus produtos e atingir outros públicos.
Após o diagnóstico, concluiu-se que a implantação de um sistema de vendas online se faz necessário, pois a ideia das sócias é aumentar suas vendas através da tecnologia que, atualmente, é uma ferramenta indispensável, somando a isso o fato de ampliar seu espaço físico.
3. OBJETIVO
O objetivo geral deste estudo é propor melhorias com o intuito de atingir um número maior de possíveis compradores.
Como objetivos específicos, detalhar as vantagens observadas na utilização de uma estrutura física maior e no trabalho de vendas via web.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesta parte estão elencados os pensamentos que embasaram o presente estudo, como forma de fundamentação teórica, que orientaram e direcionaram o processo de pesquisa e as discussões que levaram à proposta final de intervenção. Sobre administrar uma organização.
A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle que ocorrem dentro de uma organização. Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem administração as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer. (CHIAVENATO 2004, p. 1).
Segundo Chiavenato (2007), administração é a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando através de e com pessoas para alcançar objetivos; é o gerenciamento de uma organização, considerando as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando com antecedência as implicações de suas decisões. Ou seja, existe uma necessidade de um adequado planejamento.
E, sobre planejamento, Maximiano (2000) afirma que planejamento é um processo que, além da tomada de decisões, consiste em uma questão de atitude, a partir do momento em que se reconhecem as necessidades de mudança, bem como da tomada de ações necessárias para realizar efetivamente estas modificações, como definição dos objetivos a serem atingidos, investimentos necessários, etc.
Ainda, acerca dos investimentos, “Qualquer investimento somente se justifica quando traz um retorno razoável. Na medida em que o retorno é bom e sustentável, a tendência certamente será a manutenção ou aumento dos investimentos” (CHIAVENATO, 2007, p. 9).
Ou seja, pode-se intuir que uma intervenção que gera um investimento realizado de forma planejada, partindo de um correto diagnóstico, pode ser o ponto de partida para um ciclo virtuoso que proporcionará novos investimentos futuro e assim sucessivamente.
Conforme Hillesheim (2017), há um evidente aumento das vendas online na última década. Vale ressaltar que o autor aponta está situação com clareza ainda em 2017. Atualmente, em plena pandemia, convive-se com um aumento exponencial do comércio via web (DE FREITAS BAUER, 2020), que torna o investimento nas vendas através de plataformas digitais um diferencial essencial para as empresas.
Por outro lado, apesar do crescimento em larga escala de vendas pela internet, a maioria dos consumidores não considera o e-commerce como sua principal opção de compra (RODRIGUES, 2021). Assim, a importância de se ter um local adequado para a loja física continua sendo um fator decisivo. A influência causada por uma vitrine adequada é determinante na decisão de compra por parte do consumidor (TAVARES, DE ALMEIRA, MACHADO, 2018), além de ser de extrema importância possuir um bom espaço físico para o controle de recursos materiais, pois se faz necessário para saber onde colocar, o que colocar, quanto de produto estocar e quais os melhores ambientes para determinados produtos (SILVA et al, 2018).
Ademais,
...